Isolamento social de idosos e a importância das relações sociofamiliares – projeto Link Me Up

Autores

  • Marta Rosa Instituto Politécnico de Santarém - Escola Superior de Saúde de Santarém
  • João Samartinho Pólo em Literacia Digital e Inclusão Social do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i4.34139

Palavras-chave:

Isolamento social, Envelhecimento, Inovação Pedagógica, Cocriação

Resumo

O Projeto de Inovação Pedagógica baseada na Metodologia Demola assenta em processos de cocriação e design thinking entre equipas multidisciplinares, constituídas por estudantes, organizações da comunidade e docentes que são os facilitadores do processo de cocriação de inovação. Estes processos centram-se na procura de soluções para responder aos desafios atuais e futuros propostos pelas organizações parceiras. Neste artigo temos como objetivo evidenciar o percurso efetuado num processo de cocriação desenvolvido numa parceria entre estudantes e docentes do ensino superior na área da saúde – enfermagem e o Departamento de Ação Social de um Município do distrito de Santarém. O desafio proposto, relacionava-se com o isolamento social nos idosos do Município e a importância das relações sociofamiliares. Após o desenvolvimento do processo de cocriação evidenciamos a importância da valorização da literacia digital entre os idosos e na promoção da intergeracionalidade. A interligação entre os diversos setores da sociedade, especialmente o setor da saúde e o setor social, é essencial para o desenvolvimento de respostas cada vez mais adequadas às necessidades da população idosa. A longo prazo também serão evidentes benefícios nesta área, com a capacidade de se iniciar a preparação do envelhecimento, não apenas na última fase da vida, mas ao longo de toda a vida.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Rosa, M., & Samartinho, J. (2023). Isolamento social de idosos e a importância das relações sociofamiliares – projeto Link Me Up. Revista Da UI_IPSantarém, 11(4), 15–23. https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i4.34139

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