PERSPETIVAS DE FUTUROS PROFESSORES E EDUCADORES SOBRE A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9917Resumo
A literatura infantil é um ótimo recurso para explorar com as crianças conceitos matemáticos e desenvolver nestas competências fundamentais em vários domínios. É necessário, por isso, continuar a desenvolver investigação sobre a utilização deste recurso na formação inicial de professores. Assim, este artigo pretende apresentar perspetivas de futuros professores e educadores sobre a literatura infantil utilizada como recurso formativo para o ensino e aprendizagem da matemática. A investigação realizada segue um paradigma interpretativo, de abordagem qualitativa, com análise dos dados descritiva e interpretativa. Os participantes são 10 formandos do último ano da Licenciatura em Educação Básica, que, numa unidade curricular de Ensino e Aprendizagem da Matemática, realizaram em grupo uma planificação de um tópico matemático e produziram materiais a partir de literatura infantil. No final da unidade curricular, os formandos responderam a um questionário incentivando à reflexão. A análise dos dados sugere que os participantes recorrem à literatura infantil para promover um contexto para criar tarefas que desenvolvam conceitos matemáticos, mas também para apresentar, sem o formalismo associado, um determinado conceito a fim de o desenvolver. Os formandos reconhecem benefícios na integração deste recurso na aula de matemática, o que reforça a necessidade de continuar este trabalho na formação inicial de professores.
Palavras-Chave: Formação Inicial de Professores, Ensino e Aprendizagem da Matemática, Literatura Infantil
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.