Vol. 9 N.º 1 (2021): Edição Temática: Ciências da Vida e da Saúde

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A Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém tem previstas para 2021 quatro publicações (números regulares) dedicadas aos trabalhos de investigação realizados nos quatro domínios científicos que integram esta Unidade de Investigação: Ciências Naturais e Ambiente, Ciências Exatas e Engenharia, Ciências Sociais e Humanas e ainda o domínio científico da Ciências da Vida e da Saúde.

 

A primeira publicação corresponde ao presente Volume 9, número 1 de 2021 da Revista, é dedicada ao domínio científico das Ciências da Vida e da Saúde e é composta de 22 artigos, sendo o Conselho Editorial do presente número composto pelos Professores José Amendoeira, Alcinda Reis e Hélias Dias da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém.

 

O Editor

João Samartinho

 

EDITORIAL

O ano de 2020 fica marcado pela consolidação da investigação desenvolvida pelos Professores da Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS), com a admissão de todos os que pretenderam, no Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV), em simultaneidade com a criação da Área Científica – Saúde Individual e Comunitária. O CIEQV caracteriza-se não só pela dimensão da Qualidade de Vida, de elevado interesse para a Saúde, mas também pela inter e transdisciplinaridade para a qual muito pretendemos contribuir.

A presente Edição da Revista da UI_IPSantarém, acolhe artigos que se constituem na forma de divulgação e disseminação da investigação produzida por Professores, Professores e Estudantes de 1º e 2º Ciclo (Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública; Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e Gestão de Unidades de Saúde) e Enfermeiros da Clínica, também numa perspetiva transdisciplinar, tanto do Contexto Hospitalar como dos Cuidados de Saúde Primários.

Não se altera a conceção desde a primeira Edição Temática da Revista da UI_IPSantarém e, é também válida nesta Edição, na medida em que os vinte e dois (22) artigos submetidos a um processo de double blind peer review, marcam uma matriz que tem vindo a ser construída pela valorização da centralidade do estudante de 1º e 2º ciclo, na orientação metodológica para a aprendizagem da revisão sistemática da literatura, que permita o conhecimento mais atual e que sustente processos de cuidados que enfatizam os interesses e os valores das pessoas, atendendo à diversidade cultural, integrando uma orientação para os processos de saúde doença ao longo do ciclo vital, provocando e proporcionando transições de vida e, à vez, promotoras de autocuidado pelo empowerment do cidadão e da comunidade. E fazê-lo com recurso cada vez mais evidente aos Modelos e Teorias de Enfermagem, que tragam cada vez mais visibilidade à Enfermagem.

A proximidade entre a extensão à comunidade, a investigação e o ensino, promove cada mais, a diferenciação do ensino de enfermagem centrado na investigação aplicada, sustentada numa cultura de elaboração e submissão de projetos de Investigação e Desenvolvimento por forma a assegurar que, cada vez mais, a mesma seja mobilizada no domínio dos três ciclos de formação: licenciatura, mestrado e doutoramento, considerando a participação de professores da ESSS, também na Supervisão de Estudantes de Doutoramento em Enfermagem.

A presente Edição é ilustrativa deste movimento que caracteriza a Enfermagem no início das três décadas do século XXI, demonstrando aa capacidade de estudantes de licenciatura e de mestrado; professores e enfermeiros da clínica, desenvolverem protocolos de Scoping Review, identificando resultados sensíveis às questões formuladas, com capacidade para a síntese da ciência, aplicada ao contexto da prestação de cuidados e da investigação.

Aos autores e coautores que responderam de forma criativa e científica, com artigos que se constituem como um legado de uns tantos para muitos, o Conselho Editorial agradece e reconhece o contributo que cada um individualmente e no todo o corpo de autores e coautores, assumem enquanto obreiros de uma profissão que se reinventa a cada processo de cuidar na singularidade e, simultaneamente se assume como profissão associada ao desenvolvimento sustentável que diminua as desigualdades em saúde, num Século que lhe atribui reconhecimento universal.

Assumimos aqui o início de uma nova organização da Investigação na ESSS, construída a partir dos 4 domínios do ciclo de vida das Pessoas: Gravidez e Neonatal; Pós-neonatal e Juventude; Adulto na Vida Ativa e Idoso e Envelhecimento Saudável, enquanto organizadores de uma perspetiva transdisciplinar que contribua para a qualidade de vida das diferentes populações estudadas e com quem a Enfermagem desenvolve a essência dos processos de cuidados.

Aos Revisores, professores da ESSS, mas igualmente externos de nível Nacional e Internacional, que com empenho permitiram elevar o nível de qualidade dos artigos que agora se colocam ao serviço da comunidade científica, académica e profissional, o Conselho Editorial, manifesta reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido.

A incerteza e a imprevisibilidade que caracterizam a Sociedade atual, exige que professores / investigadores, estudantes e enfermeiros, se constituam como atores convictos de que aprender e ensinar são momentos e processos sustentados na liberdade de cada um aprender e, que a aprendizagem não se encontra exclusivamente de um dos lados, mas antes progride e se afirma  num processo de educação ao longo da vida, no qual a investigação e a formação têm um lugar privilegiado, de que se releva igualmente a Supervisão Clínica como estratégia a fomentar.

Resta-nos manifestar a nossa satisfação pela conclusão de mais um processo de estímulo, acolhimento e organização de um conjunto de artigos, que estamos certos se constituirão como estímulos à leitura, crítica e mobilização para a clínica, ensino e investigação, constituindo-se para todos na tradução de novas investigações a desenvolver e a disseminar, no sentido da melhoria contínua dos processos de cuidados de saúde.

 

O Conselho Editorial

José Amendoeira, Alcinda Reis, Hélia Dias

Publicado: 2021-06-21

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