Vol. 9 N.º 4 (2021): Edição Temática: Ciências Exatas e da Engenharia | Conferência Internacional em Transformação Digital - Cooperação Internacional, multiculturalidade, trabalho colaborativo e ambientes mais inclusivos, sustentáveis e resilientes.

Edição Temática: Ciências Exatas e Engenharia | Conferência Internacional: Transformação Digital - Cooperação Internacional, multiculturalidade, trabalho colaborativo e ambientes mais inclusivos, sustentáveis e resilientes

A Revista da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém tem previstas para 2021 quatro publicações (números regulares) dedicadas aos trabalhos de investigação realizados nos quatro domínios científicos que integram esta Unidade de Investigação: Ciências Naturais e Ambiente, Ciências Exatas e Engenharia, Ciências Sociais e Humanas e ainda o domínio científico da Ciências da Vida e da Saúde.

Esta publicação corresponde ao presente Volume 9, número 4 de 2021 da Revista, é dedicada ao domínio científico das Ciências Exatas e das Engenharia e é composta de 10 artigos, sendo o Conselho Editorial do presente número composto pelos Professores João Samartinho e Cláudio Barradas da Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém.

O Editor

Filipe Madeira

 

EDITORIAL

A Conferência Internacional em Transformação Digital - Cooperação Internacional, multiculturalidade, trabalho colaborativo e ambientes mais inclusivos, sustentáveis e resilientes foi realizada no Auditório da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Santarém a 17 de dezembro de 2021.

O atual estado pandémico com início no primeiro trimestre de 2020, veio obrigar as indústrias e as organizações a terem capacidade de se adaptar aos sucessivos e longos confinamentos que as obrigaram a procurar formas alternativas para manter a sua atividade, que passaram também pela necessidade de intensificarem o seu plano de transformação digital associado a modelos de trabalho a distância onde o trabalho colaborativo, os ambientes inclusivos, sustentáveis e resilientes se associam à multiculturalidade e internacionalização a caraterizam as atuais organizações globais… complexas e em constante mudança. 

A conferência internacional “Transformação Digital - Cooperação Internacional, multiculturalidade, trabalho colaborativo e ambientes mais inclusivos, sustentáveis e resilientes” incorporou este atual contexto global e teve por objetivo a criação de um ponto de encontro privilegiado de partilha, divulgação e discussão de tópicos de interesse e práticas no domínio da transformação digital em tempo de pandemia.

A conferência teve lugar a 17 de dezembro de 2021 e foi transmitida em tempo real, a partir de sessão Colibri/Zoom, na página do Facebook do Instituto Politécnico de Santarém e presencialmente no Auditório da ESGTS totalizando um número próximo das seis dezenas de participantes.

Participaram no evento autores de três Continentes (europeu, africano e americano); dois Centros de Investigação, o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação - Universidade do Algarve com o envolvimento na organização do seu Pólo em Literacia Digital e Inclusão Social do Instituto Politécnico de Santarém; o CIEQV - Centro de Investigação em Qualidade de Vida sediado no Instituto Politécnico de Santarém; Universidades dos três Continentes, a Universidade de Santiago - Cabo Verde, a Universidade de Brasília – Brasil, o Instituto Superior Politécnico de Gaza em Moçambique, a Universidade de Évora e  o Instituto Politécnico de Santarém. Houve ainda artigos aceites da Universidades da Extremadura – Espanha, da Universidade Federal de Alagoas – Brasil e da empresa Crivosoft, Lda.

Na conferência foram apresentados um conjunto de dez artigos com afiliados do Instituto Politécnico de Santarém, do Instituto Superior Politécnico de Gaza, da Universidade de Brasília, da Universidade de Santiago, da Universidade da Extremadura, do Universidade Federal de Alagoa, da Universidade de Évora e da empresa Crivosoft, Lda, os quais, antecipadamente sujeitos aos requisitos e critérios científicos de publicação da revista da UI_IPSantarém, são apresentados no presente número, numa publicação dedicada às Ciências Exatas e Engenharias que representa o quarto e último número do Volume 9 (2021).

A sessão de abertura da conferência teve a participação do Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, da Diretora da Unidade de Investigação do IPSantarém e do Pró-Presidente para a Internacionalização e Cooperação do Instituto Politécnico de Santarém.

A primeira sessão intitulada “Cooperação internacional, multiculturalidade, trabalho colaborativo e resiliência” abordou as temáticas “Avaliação das aprendizagens num modelo de B-learning síncrono: o caso da Universidade de Santiago”, Universidade de Santiago (Cabo Verde); “Qualidade de Vida no Teletrabalho (e-QVT) Obrigatório: diagnóstico de gestores no setor público brasileiro. Universidade de Brasília (Brasil); e “Ensino Online – Caso do Instituto Superior Politécnico de Gaza”.  Instituto Superior Politécnico de Gaza (Moçambique).

A sessão I terminou com a apresentação, feita pelos professores/facilitadores dos desafios, parceiros, equipas e resultados da 2ª Edição do Projeto de Co-criação / Co-creation Portugal Initiative  - Link Me Up do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal).

A segunda sessão, intitulada “Transformação Digital e Inteligência Artificial”, teve como orador convidado o Prof. Doutor David Mendes do Instituto Politécnico de Santarém que apresentou o tema “Transformação Digital (TD) e Inteligência Artificial (IA): A IA na TD permite que os gigantes nos tracem o perfil, e aos nossos semelhantes, e porque é que não nos estamos a proteger mesmo com as ferramentas para tal (RGPD) ? Será que não queremos ?”.

Seguiu-se um painel de apresentações temáticas, composta de sete artigos que retrataram a temática da conferência dividindo-se entre a transformação digital associada à gestão do talento, a modelos de ensino a distância e metodologias (inbound learning), à inteligência artificial que incorporou aspetos como machine learning, ciber-segurança, entre outros.

A sessão de encerramento teve a participação do subcoordenador do Domínio Científico das Ciências Exatas e das Engenharias da UI_IPSantarém e do Vice-Presidente Pólo em Literacia Digital e Inclusão Social do IPSantarém (CIAC)

Os temas dos artigos, com os seus autores e segundo a ordem de apresentação na conferência descrevem-se de seguida:

Sessão I – Cooperação internacional, multiculturalidade, trabalho colaborativo e resiliência

Moderador: Paulo Resende Silva - Universidade de Évora (Portugal)

Luís Rodrigues; Marisa Lopes; Lamine Tavares. “Avaliação das aprendizagens num modelo de B-learning síncrobo: o caso da Universidade de Santiago”. Universidade de Santiago (Cabo Verde)

Maria Júlia Pantoja; Miriam Oliveira; Laize Andrade. “Qualidade de Vida no Teletrabalho (e-QVT) Obrigatório: diagnóstico de gestores no setor público brasileiro. Universidade de Brasília (Brasil)

Rogério Romão; Celina Maibeze; Ricardo Mulango. “Ensino Online – Caso do Instituto Superior Politécnico de Gaza”.  Instituto Superior Politécnico de Gaza (Moçambique)

Facilidadores 2ª Edição Co-criação / Co-creation Portugal Initiative - Instituto Politécnico de Santarém (Portugal)

Sessão II - Transformação Digital e Inteligência Artificial

Moderador: Luís Cláudio Barradas – Instituto Politécnico de Santarém

Orador convidado: David Mendes. “Transformação Digital (TD) e Inteligência Artificial (IA): A IA na TD permite que os gigantes nos tracem o perfil, e aos nossos semelhantes, e porque é que não nos estamos a proteger mesmo com as ferramentas para tal (RGPD)? Será que não queremos?”.  Instituto Politécnico de Santarém

Painel de Autores – Apresentações temáticas

Rodrigues, A.; Rhodes, B.; Cambinda, D.; Lourenço, P.; Mota, R. & Aires, T. Classification of Handwritten. ESGTS IPSantarém

Marques, A. O meta-dataset “Am Triangle” para experiências com Supervised Machine Learningh. ESGTS IPSantarém

Amorim, R. & Madeira, F. Towrd to na Education 4.0 – Powered Teaching Model for Higher Education. Federal University of Alagoas

Moreira, A.; Marques, A.; Modesto, C.; Nobre, N.; Silva, R. T.; Silva. R. & Oliveira, W. Processamento de linguagem natural aplicado à inteligência artificial. ESGTS IPSantarém

Rubio, G. A utilização de IA para ciber-segurança. ESGTS IPSantarém

Patrícia, P & Lima, V. Inbound Learning: uma nova metodologia de ensino. Crivosoft, Lda

Firmino, M. L. & Silva, P. F. “O desafio da gestão do talento no contexto da transformação digital em curso. Uma análise a empresas do Alentejo”. ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa

A Equipa Editorial:

Cláudio Barradas e João Samartinho

Publicado: 2021-12-31

Artigos