Vol 5 n.º 2 (2017): WORKSHOP DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E PROJETOS DA UI-IPS 2017
EDITORIAL: WORKSHOP DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E PROJETOS DA UI-IPS 2017
Editorial: Workshop on Scientific Articles and Projects of the UI-IPS 2017
João Samartinho
Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém e Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
samartinho@esg.ipsantarem.pt
Susana Leal
Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém e Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
susana.leal@esg.ipsantarem.pt
Os artigos e resumos publicados neste número especial da Revista da UI-IPS (Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém) resultam das comunicações e posters apresentados no Workshop de Artigos Científicos e Projetos da UI-IPS, que decorreu na Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém, a 7 de junho de 2017.
As comunicações e posters do referido workshop concretizaram-se em trinta e dois documentos ora publicados: quinze artigos completos, três resumos alargados e catorze resumos. Os trabalhos publicados evidenciam a investigação desenvolvida pelos docentes e estudantes das cinco escolas do Instituto Politécnico de Santarém: Escola Superior Agrária, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Desporto, Escola Superior de Gestão e Tecnologia e Escola Superior de Saúde.
Os artigos científicos e os projetos enquadram-se nos quatro domínios de investigação da UI-IPS: Ciências Sociais e Humanidades, Ciência Naturais e do Ambiente, Ciências Exatas e da Engenharia, e Ciências da Vida e da Saúde.
Do domínio das Ciências Sociais e Humanidades apresentam-se três artigos, um resumo alargado e quatro resumos. Os artigos são: (a) “Preservação de habilidades motoras através de estimulação funcional em idosos institucionalizados com Alzheimer” da autoria de Maria Ferreira, Marco Branco e David Catela, (b) “Responsabilidade social numa organização de Economia Social: o caso do Centro Social da Quinta do Anjo” da autoria de Ana Lopes e Susana Leal e (c) “The relationship between human capital, innovation and internationalization of micro and small enterprises: the case of Tagus Valley agri-food supply chain” da autoria de Pedro Oliveira. O resumo alargado corresponde ao trabalho “O auto-conceito e a motivação no 3.º ciclo do ensino básico” de Cátia Fonseca e Sónia Galinha. Os resumos resultam dos posters: “Conceções alternativas em crianças acerca de tópicos de astronomia” de Joana Blindorro e Marisa Correia; “Volto Já: Programa de Intercâmbio Sérior” de Sandra Oliveira, Suana Leal, Carla Vivas, Cláudio Barradas, Ricardo São João, Nuno Jorge, João Nascimento, Maria Regina Ferreira, Also Passarinho, Cristina Santos, Marta Amaral e Ana Isabel Rodrigues; “mulheres da rua. da assimetria entre homens e mulheres na toponímia dos arruamentos de Santarém” de Ana da Silva; e “Otherness” de Ana Torres, Ana da Silva, José Dias e Teresa Pacheco.
Do domínio das Ciência Naturais e do Ambiente apresentam-se três artigos, dois resumos alargados e quatro resumos. Os artigos são: (a) “Caracterização do pão tradicional de UL” de Ângela Galvão, Igor Dias, Maria da Conceição Faro, Isabel Torgal, Anabela Matos, Ana Reis, Gabriela Lima, Margarida Oliveira; (b) “Gestão de mercados de proximidade – o desafio de preparar o caminho” de Paula Ruivo e José Carvalho; e (c) “Pickles de frutos e vinagres com adições: desenvolvimento de novos produtos no âmbito do projecto UIIPS-ESAS em tecnologia vinagreira” de Cristina Laranjeira, Maria Ribeiro, Marília Henriques, Maria Oliveira, Maria Lima, Maria Diogo, Paula Ruivo, Ana Ribeiro, Carlos Trindade, José Carvalho, António Raimundo, Maria Faro e Isabel Torgal. Os resumos alargados são: (a) “Avaliação microbiológica de bacalhau salgado seco desfiado refrigerado no comércio retalhista” de Mara Soares e Ana Neves, e (b) “Práticas de produção na indústria alimentar portuguesa” de Maria Adelaide Oliveira e Graça Silva. Os resumos resultam dos posters: (a) “Controlo estatístico do processo numa indústria de condimentos e temperos” de Ana Esteves, Maria Adelaide Oliveira, Ana Paulo e Mariana Pereira; (b) “Impacto da aplicação de proteínas vegetais e extrato de leveduras no perfil químico e aromático de vinho tinto” de Helena Mira, Vasco Costa, Isabel Torgal e Ilda Caldeira; (c) “Used food oils: physical-chemical indicators of quality degradation” de Cristina Laranjeira, Maria Ribeiro, Claudia Ventura, Sara Bermejo, Sara Santos, Maria Lima e Marília Henriques; e (d) “Agrio et Emulsio - new products development” de Cristina Laranjeira, Maria Gabriela Lima, Marília Henriques, Paula Ruivo, Maria Fátima Matos, Helena Mira, António Raimundo, Ana Ribeiro, Carlos Brandão, Nelson Felix, Manuela Guerra, Antónia Macedo, Maria João Carvalho, Ilda Caldeira, Sara Canas, Joana Grácio e Marco Alves.
No domínio das Ciências Exatas e da Engenharia apresentam-se três artigos e cinco resumos. Os artigos são: “Stigmergic hyperlink's contributes to web search” e “On the evolution of hyperlinking” ambos de Artur Marques; e “Como se aprende num MOOC?” de Teresa Maia e Carmo. Os resumos resultam dos posters: (a) “Google Earth versus GPS: variação de coordenadas” de Albertina Ferreira e Anabela Grifo; (b) “MOOC - Massive Open Online Course: instalação do Android Studio” de Bernardo Moreira, Bernardo Reguinga e João Samartinho; (c) “Massive Open Online Courses (MOOC): Business English” de Jesus Neves, Joaquim Neto, João Samartinho e Maria Pereira; (d) “elearning – um modelo para cursos online: projeto de apoio ao software carsoft” de Pedro Patusco, Pedro Bernardino e João Samartinho; e (e) “MOOC para todos – Excel para principiantes” de Andreea Blidaru, Cátia Sá, Susana Santos e João Samartinho.
No domínio das Ciências da Vida e da Saúde apresentam-se cinco artigos e um resumo. Os artigos são: (a) “Capacitação dos pais no pós-parto para a promoção da saúde do bebé: revisão sistemática da literatura” de Magdalena Vieira e Alcinda Reis; (b) “Estudo exploratório, a nível biomecânico, das figuras pontapé na lua e marsopa em natação sincronizada” de Telma Torres; (c) “Elderly women’s life styles and levels of physical activity: a pilot study” de David Catela, Carlos Gonçalves, Pedro Santa, Joana Fiúza e Ana Paula Seabra; (d) “Proposta metodológica de ensino na adaptação ao meio aquático” de Ana Cabrita, Andreia Ferrum, Carolina Matos, Dmytriy Martynenko, Rafael Melo, Ana Conceição, Hugo Louro e Marta Martins; (e) “Estigma na doença mental: estudo observacional e piloto em Portugal” d Ricardo São João, Teresa Coelho, Carla Ferreira, Ana Castelo e Maria Massano. O resumo resultou do poster: “Impacto económico da intervenção do enfermeiro na prevenção de lesões por pressão: revisão sistemática da literatura” de Magdalena Vieira.
Finalmente, enquadrado no âmbito do Programa ERASMUS+ - #Uptake_ICT2Life-cycle: digital inclusion of learners with disadvantage background [Project number 2014-1-PT01-KA200-001084], é apresentado o artigo “Digital literacies for employability- fostering forms of capital online” de Cristina Gomes e Gemma Gilliland.
EQUIPA TÉCNICA
Carla Bastos
João Samartinho (EDITOR)
Susana Leal