Vol. 6 N.º 3 (2018): Edição temática: Ciências Naturais e do Ambiente

Os artigos publicados neste número da Revista da UI-IPS (Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém) resultam da atividade de investigação e desenvolvimento experimental desenvolvida pelos investigadores integrados no domínio das Ciências Naturais e Ambiente da UI-IPS, todos eles docentes na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém. Os artigos agora publicados, demonstram a preocupação da Escola e do Instituto em disponibilizar aos estudantes as melhores condições para o desenvolvimento de competências de saber e do saber-fazer. Nesse âmbito os primeiros cinco artigos publicados nesta revista, enquadram os resultados dos trabalhos realizados com a participação de estudantes, e que suportam os seus trabalhos finais dos cursos de licenciatura em Agronomia e em Nutrição Humana e Qualidade Alimentar. Os artigos  intitulam-se: “Eficácia de diferentes produtos no desentupimento dos gotejadores num sistema de rega gota-a-gota”, da autoria de João Salgueiro e Ana Paulo; “Avaliação do desenvolvimento da fava de indústria (Vicia faba L.) nas condições do Vale do Tejo” de Artur Amaral e Diogo Carvalho; “Efeitos da densidade de plantação do brócolo para indústria, variedade “Parthenon” (Brassica oleracea L. var. italica Plenk) de Artur Amaral e Patrícia Baldonado; “Efeito da temperatura no desenvolvimento do brócolo de indústria na região do Vale do Tejo”, de Artur Amaral e Marina Casimiro; “Contributo da atividade agrícola para a qualidade de vida numa residência sénior”, de Aida Baptista e Paula Ruivo  e “Estabilidade microbiológica de morcelas de arroz de produção artesanal” de Gabriela Castanheira e Ana Neves.

No contexto do trabalho científico desenvolvido com a participação de estudantes do 2º ciclo de Tecnologia Alimentar publica-se o artigo “Agrio et Emulsio – Creme de barrar de morango” de Maria Gabriela Lima, Sofia Ganhão, Cristina Laranjeira e Marília Henriques. O desenvolvimento deste novo produto está integrado no projeto Agrio et Emulsio: New Products Development (POCI-01-0145-FEDER-023583). A acrescer a este projeto de IC&DT (P2020), está em execução o projeto WineWaterFOOTPrint: Avaliação da pegada hídrica na fileira vitivinícola”, ambos ao abrigo do Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos (POCI-01-0145-FEDER-023360), e onde se enquadra o artigo “Projeto Winewaterfootprint: avaliação do uso eficiente da água em adegas da região Sul de Portugal” de Artur Saraiva, Adelaide Oliveira, Igor Dias e Margarida Oliveira.

Os artigos “Leitos húmidos construídos como alternativa aos sistemas de tratamento de águas residuais convencionais – Revisão” de Miguel Macário, Artur Saraiva, Ericka Ferreira, Luis Ferreira e Margarida Oliveira e “Caracterização físico-química e reológica de tomate (Solanum lycopersicum l.) do Algarve e do Oeste” de Igor Dias, Maria Faro, Isabel Torgal, Anabela Matos, Ana Reis, Gabriela Lima e Margarida Oliveira, refletem uma ligação estreita ao tecido empresarial que é dinamizada com sucesso quer a nível nacional quer internacionalmente.

Nesta edição da revista da Unidade de Investigação apresentam-se os resultados recentes obtidos nas atividades de investigação e desenvolvimento, realizada de acordo com um conjunto de objetivos, nomeadamente, que seja baseada na experiência, privilegie o envolvimento dos estudantes, que seja orientada para a criação de inovação no setor produtivo e social, numa perspetiva de projeto multidisciplinar que pretende resolver problemas específicos e numa relação estreita, que se pretende continuar a fomentar, com outras instituições de ensino superior e com outras instituições públicas e privadas.

Paula Ruivo

Margarida Oliveira

Paula Pinto

 

Equipa Técnica Editorial

João Samartinho (EDITOR)

Nádia Lopes

Mário José

 

Publicado: 2018-12-23

Artigos

Editorial