Individualismo e colectivismo: estudo exploratório com adolescentes nos contextos culturais português e romeno

Autores

  • Laura Ciochină Doutoranda em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Luísa Faria Professora Associada com Agregação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

Resumo

O presente trabalho tem como objectivo central apresentar uma investigação, em dois contextos culturais distintos – português e romeno –, sobre o significado atribuído por adolescentes à dimensão cultural de individualismo-colectivismo (IND/COL ), a fim de lançar ulteriormente pistas para o estudo da relação entre esta dimensão cultural e uma dimensão de índole mais psicológica, isto é, as concepções pessoais de inteligência (CPI) de adolescentes dos referidos contextos culturais. Assim, com o objectivo de esclarecer o âmbito conceptual da dimensão de IND/COL entre adolescentes, realizámos um conjunto de entrevistas individuais, semi-directivas, com 39 estudantes (20 portugueses e 19 romenos) do 10º e 12º anos. Deste modo, procurou-se explorar o significado atribuído pelos participantes ao IND/COL em três domínios de acção e interacção distintos: a família, o grupo de pares e a escola; este último domínio foi ainda investigado quanto à perspectiva dos participantes sobre a inteligência e o sucesso escolar.

Capa do n.º 11 da revista Antropológicas

Downloads

Edição

Secção

Artigo breve