Neuropatia óptica associada à Amiodarona: Caso Clínico
DOI:
https://doi.org/10.48560/rspo.20223Resumo
Objetivo: O objectivo deste trabalho é descrever um caso atípico de neuropatia óptica associada ao uso de amiodarona com rápida evolução e com edema da papila unilateral que desenvolveu, posteriormente, edema da papila contralateral.
Caso clínico: Doente de 80 anos, medicado com amiodarona há 2 meses, apresentava diminuição da acuidade visual (AV) bilateral progressiva, mais marcada no olho esquerdo (OE). Apresentava AV do olho direito (OD) de 4/10 e no OE de conta dedos, defeito pupilar aferente relativo e edema da papila do OE. Subsequentemente, verificou-se edema da papila no OD. Associou-se o uso de amiodarona à neuropatia óptica, tendo esta sido suspensa. Actualmente, apresenta quadro estabilizado de perda da AV e dos campos visuais.
Discussão: A neuropatia óptica associada a amiodarona é uma situação rara que pode ter implicações graves. Importa excluir a utilização deste fármaco em situações de edema da papila bilateral, mas também em situações unilaterais atípicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Não se esqueça de fazer o download do ficheiro da Declaração de Responsabilidade Autoral e Autorização para Publicação e de Conflito de Interesses
O artigo apenas poderá ser submetido com esse dois documentos.
Para obter o ficheiro da Declaração de Responsabilidade Autoral, clique aqui
Para obter o ficheiro de Conflito de Interesses, clique aqui