Expressão de grelina no olho e a sua implicação na redução da pressão intraocular

Autores

  • J. Rodrigues-Araújo Serviço de oftalmologia Hospital S. João
  • P. Pereira-Silva Departamento de Fisiologia e Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
  • S. Azevedo-Pinto Departamento de Fisiologia e Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
  • M. Tavares-Silva Departamento de Fisiologia e Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
  • S. Pinho Departamento de Fisiologia e Cirurgia Torácica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
  • A. Rocha-Sousa Departamento dos órgãos dos sentidos; Faculdade de Medicina Universidade do Porto; Serviço de oftalmologia Hospital S. João

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.6275

Palavras-chave:

Grelina, des-acil-grelina, glaucoma agudo, hipertensão ocular.

Resumo

Objectivo: Avaliar a distribuição da grelina e do seu receptor (GHSR-1) no globo ocular de rato adulto e avaliar o papel da grelina na modulação da pressão intra-ocular (PIO) em modelos animais de glaucoma agudo.
Métodos: Foi realizada imunolocalização da grelina e seu receptor (GHSR-1) em ratos machos adultos Wistar (300-480g). Foi induzido glaucoma agudo em coelhos brancos Neozelandeses (2.0 – 3.0 Kg) e ratos machos adultos Wistar (300-480g) através de injecção intravítrea de 20% de NaCl. Posteriormente realizou-se uma injecção subconjuntival de grelina (em coelho: 10-4 M; n=6; em rato: 10-4 M; n=13) ou des-acil-grelina (em coelho: 10-4 M; n=6; em rato: 10-4 M; n=18) e foram registados os valores de PIO. No coelho foram também estudadas as vias sub-celulares envolvidas, nomeadamente avaliando o efeito da grelina na PIO após injecção subconjuntival de ceterolac (inibidor da COX, 30 mg/ml; 500 μL; n=5) e L-NAME (inibidor da síntase do NO; 150mg/Kg; 500 μL; n=9).

Resultados: Foi identificada a presença de grelina nos processos ciliares e a presença do seu receptor (GHSR-1) no estroma do corpo ciliar e na coróide. Em relação ao efeito na PIO, verifi- cou-se que a grelina diminui a PIO em dois modelos animais (coelho e rato) de glaucoma agudo (percentagem máxima diminuição em relação ao controlo em coelho 43.82±10.81%; percenta- gem máxima diminuição em relação ao controlo em rato 34.42±11.62%). Dos resultados obtidos verificou-se que a des-acil grelina não altera significativamente a PIO em coelho, mas leva a uma dimuição da mesma no modelo de rato (diferença máxima face ao controlo de 45.84±10.77%). No coelho o efeito da grelina foi abolido com a adição de ceterolac e L-NAME.

Conclusão: A grelina e seu receptor (GHSR-1) são expressos no tecido ocular de rato. A grelina promove diminuição da PIO em olhos de rato e coelho após indução de glaucoma agudo. Os pre- sentes resultados sugerem a existência de um papel para a grelina na patofisiologia do glaucoma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Rodrigues-Araújo, J., Pereira-Silva, P., Azevedo-Pinto, S., Tavares-Silva, M., Pinho, S., & Rocha-Sousa, A. (2014). Expressão de grelina no olho e a sua implicação na redução da pressão intraocular. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 38(2). https://doi.org/10.48560/rspo.6275

Edição

Secção

Artigos Originais