As Alterações do Sono na Perturbação Bipolar
DOI:
https://doi.org/10.25752/psi.6095Palavras-chave:
Perturbação Bipolar, Perturbações do Sono, Polissonografia, SonoResumo
Introdução: A doença bipolar é caracterizada por episódios de mania, hipomania e depressão. Esta doença psiquiátrica está associada a perturbações do sono, bem como a uma disrupção do ciclo sono-vigília. Estas alterações têm um impacto significativo na qualidade de vida e no prognóstico da doença.Objetivos: Rever as principais alterações do padrão do sono observadas na perturbação bipolar, os seus mecanismos fisiopatológicos envolvidos e o seu impacto clínico.
Métodos: Realizou-se uma revisão não sistemática da literatura em inglês, através da pesquisa na PubMed, com as palavras-chave “sleep disturbance”, “bipolar disorder”, “polysomnography”.
Resultados e Conclusões: As queixas de alterações do padrão de sono podem ocorrer em qualquer fase da doença e incluem frequentes despertares noturnos, má qualidade do sono, redução do tempo total de sono, diminuição da latência do sono REM e aumento da densidade do mesmo. A correção das alterações do sono observadas na perturbação bipolar deve ser considerada uma prioridade terapêutica, pois previne a recorrência dos sintomas da doença e facilita uma integração sócio profissional proporcionando um maior sucesso na reabilitação e qualidade de vida destes doentes.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os artigos são publicados segundo a licença CC-BY-3.0 da Creative Commons, conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor. Neste regime, os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja correctamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.