Âmbito

A Psilogos é uma revista científica que tem por objectivo contribuir para a formação técnico-científica nos diversos domínios da saúde mental. Publica editoriais, artigos originais, artigos de revisão, assim como casos clínicos pertinentes ou outros trabalhos com interesse para a teoria e prática da Psiquiatria, Psicologia e outras áreas conexas da Saúde Mental. Publica ainda as actas dos Simpósios organizados pelo Serviço de Psiquiatria do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE.

Processo de Revisão por Pares

A Psilogos segue um rigoroso método de revisão por consultores científicos externos (peer-review). Após recepção, o trabalho proposto será avaliado pela comissão editorial, que apreciará se este se enquadra na política editorial e áreas de interesse da revista. Em caso de aceitação, o trabalho será anonimizado e enviado para avaliação pelos revisores externos à revista (num processo que decorre em dupla-ocultação). Após a avaliação pelo revisor, o artigo poderá: a) ser recusado; b) ser publicado após correcções propostas pelos revisores; c) ser publicado sem modificações. O motivo da recusa e pareceres dos revisores ou da comissão editorial serão comunicados aos autores.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não há qualquer período de embargo nem qualquer custo associado à submissão, processamento ou publicação do artigo.

Periodicidade e Distribuição

A revista Psilogos tem uma periodicidade semestral, sendo publicada em Junho e Dezembro. Está disponível online de forma livre (sem período de embargo) e é distribuída em formato papel, de forma gratuita, para técnicos de saúde mental.

Indexação e Listagem

# Web of Science (Clarivate Analytical)
# Index de Revistas Médicas Portuguesas (Index RMP)
# Index Copernicus (Journal's Master List)
# Directory of Open Access Journals (DOAJ)
# SafetyLyt® (WHO e University of San Diego State University)
# Latindex (Directório, Catálogo e Ligação da Versão Electrónica)
# Google Scholar
# Mosby's Nursing Consult (Elsevier)
# Electronic Journal's Library (EZB - University Library of Regensburg)
# Sherpa / RoMEO
# Academic Journals Database

Plágio e Duplicações

A revista Psilogos activamente verifica todas as novas submissões para eventual plágio. O método envolve uma pesquisa semi-automatiza em motores de busca gerais (e.g. google scholar, google) e específicos, bem como bases de dados. O histórico de publicações do autor é igualmente verificado, com particular atenção para duplicação de publicações.

Direitos de Autor / Copyright

Os artigos são publicados segundo a licença CC-BY-3.0 da Creative Commons, conformando regime open-access, sem qualquer custo para o autor ou para o leitor. Neste regime, os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, permitindo-se a partilha livre do trabalho, desde que seja correctamente atribuída a autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado

Identificador ORCID

A partir de 2018 todos os autores que desejem submeter artigos para a revista Psilogos têm de apresentar um identificador ORCID. O serviço ORCID, gratuito, fornece um identificador único, que pode ser integrado nos processos de trabalho de submissão de artigos, de bolsas ou patrocínios, entre outros, garantindo que os trabalhos são correctamente atribuídos aos autores. Pode obser gratuitamente o ORCID em https://orcid.org 

Atribuição DOI (Digital Object Identifier)

A todos os artigos é atribuído um Digital Object Identifier (DOI) aquando da sua publicação. A natureza e benefícios deste sistema de identificação podem ser consultados em https://www.doi.org/