Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2018229.03

Palavras-chave:

radicalização, debate público, Facebook, eleições

Resumo

Este artigo discute o fenómeno da radicalização nas conversações online que ocorrem por meio de redes sociais. Analisam-se comentários postados pelo público nas fan pages do Facebook de jornais impressos brasileiros. Foram codificados 628 057 comentários publicados que mencionavam os principais presidenciáveis durante todo o período eleitoral de 2014, no Brasil. Discutem-se aspetos da radicalização através de duas variáveis específicas: reflexividade e formato dos comentários. Os resultados indicam que as redes sociais, embora permitam espaço para o diálogo, dão lugar a um debate em que os participantes priorizam criticar ou elogiar os candidatos e que serve, basicamente, para persuasão e radicalização. Além disso, verifica-se que a radicalização se distancia da polarização da disputa, pois concentra-se apenas na candidata à reeleição.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Cavassana de Carvalho, F., Goulart Massuchin, M., & Batista Mitozo, I. (2018). Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil. Análise Social, 53(229), 898–926. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2018229.03

Edição

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Artigos