Vol. 60 N.º 256 (2025)

Leia as instruções de submissão antes de submeter o seu manuscrito. Por favor, note que os manuscritos que não estiverem de acordo com estas regras poderão ser devolvidos.
A Análise Social é uma revista de “Acesso Livre Diamante”/ Diamond Open Access. No caso de um artigo aceite para publicação, não são cobradas quaisquer taxas de submissão ou de processamento. A publicação é gratuita.
As opiniões expressas nos artigos publicados na Análise Social são da responsabilidade do(s) autor(es) e da(s) autora(s) e não representam a(s) opinião(ões) ou política(s) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa ou do(s) editor(es) da revista.
O que publicamos?
1.1. Objetivos e âmbito
Antes de submeter o seu manuscrito à Análise Social, certifique-se de que leu a secção ‘Sobre a revista’.
1.2. Tipos de artigos
A Análise Social publica vários tipos de artigos e textos. Todos os textos são admitidos para avaliação e eventual publicação, desde que não estejam a ser avaliados noutro local. A submissão de preprints é aceite.
Os principais tipos de manuscritos são os seguintes:
1.2.1. Artigos de investigação
1.2.2 Ensaios: artigos de revisão
1.2.3. Debates & comentários
A secção Fórum da Análise Social constitui uma plataforma para reflexões críticas, convidando cientistas e especialistas a partilharem as suas opiniões e análises sobre tendências emergentes nas Ciências Sociais ou a revisitarem obras clássicas a partir de novas perspetivas. Os textos para esta secção são enviados, principalmente, por convite dos editores, embora as submissões não solicitas sejam também encorajadas. As entrevistas são aceites unicamente por convite. Os textos enviados para esta secção podem ser sujeitos a revisão por pares, ao critério dos editores.
Os textos para o Fórum podem ter os seguintes formatos:
1.2.4 Recensões
Endereço: Revista Análise Social, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Av. Prof. Aníbal de Bettencourt, 9, 1600-189 Lisboa.
1.2.5 Artigos de número especial/secção temática
A Análise Social produz regularmente números e secções especiais. Aceitamos propostas de potenciais editores de número ou secção temática.
Como submeter uma proposta
Dimensão
Revisão pré-submissão
Espera-se que os editores de números especiais e secções temáticas tenham revisto e comentado as versões preliminares de todos os artigos antes da submissão. Isso pode exigir que alguns autores produzam versões substancialmente revistas antes da submissão para revisão. Tal abordagem ajudará a garantir que os artigos estejam num nível apropriado e prontos para a revisão por pares. É também importante que os autores apresentem trabalhos relevantes para o tema do número especial e suficientemente ligados aos objetivos e âmbito gerais da revista.
Procedimentos de submissão
É aconselhável garantir que os artigos sejam submetidos aproximadamente ao mesmo tempo.
Normalmente, espera-se que todos os artigos sejam submetidos no prazo de seis meses após a aceitação da proposta. Se houver um longo período de inatividade após a aceitação da proposta – um ano ou mais – presumir-se-á que o número ou secção temática não será produzido.
Se os editores do número especial ou secção temática desejarem reativar o processo após esse período, será necessário que apresentem uma nova proposta.
Avaliação por pares
Após a aceitação de uma proposta, cada artigo deve ser submetido separadamente pelos autores.
A Análise Social utiliza um sistema de revisão por pares (double-blind peer-review) para todos os manuscritos. Cada manuscrito é lido pelo/a editor/a da área, que faz uma avaliação preliminar. Esta avaliação tem em consideração os seguintes critérios:
Se considerado adequado para publicação, o manuscrito é enviado a pelo menos dois/duas revisores/as externos/as (referees) ao Conselho de Redação. Mediante parecer positivo de ambos os revisores, o manuscrito será considerado para publicação. Nos casos em que um/a ou mais revisores/as tornem a sua aceitação condicional a alterações (mínimas ou significativas) ao texto, a aceitação do manuscrito fica dependente destas serem realizadas no prazo estipulado pelo/a editor/a. Os/as autores/as dos manuscritos aceites terão a oportunidade de dar o seu aval às provas tipográficas antes da publicação final.
No caso de números especiais e de secções temáticas, os/as organizadores/as são convidados/as a nomear um conjunto de revisores/as que deverão estar disponíveis para auxiliar no processo de revisão. Os artigos também serão revistos por revisores/as regulares. Os/as organizadores/as de números e secções especiais receberão os relatórios dos/as revisores/as e terão a oportunidade de fornecer feedback e levantar questões antes das decisões finais sobre os artigos. Os/as organizadores/as de números e secções especiais também podem enviar os seus próprios comentários e orientações adicionais aos/às autores/as.
A decisão final sobre qualquer artigo será tomada pelos/as editores/as e pelo Conselho de Redação, de acordo com os procedimentos normais de avaliação da revista.
2. Preparação do manuscrito
2.1 Autoria
Todas as partes que tenham contribuído substancialmente para o artigo devem ser listadas como autores/as. A autoria principal, a ordem de autoria e outros créditos de publicação devem basear-se nas contribuições científicas ou profissionais relativas dos indivíduos envolvidos, independentemente do seu estatuto. Um/a estudante será normalmente listado/a como autor/a principal em qualquer publicação com vários autores/as que seja substancialmente derivada da tese ou dissertação desse/a estudante.
No caso de entrevistas, o entrevistador será listado como autor; a menos que o/a entrevistado/a tenha contribuído para o artigo, enviando respostas por e-mail ou ajudando a editar o manuscrito, ele/a não será listado/a como autor.
Tenha em atenção que os chatbots de IA, como o ChatGPT ou outros, não devem ser listados como autores. Para mais informações, consulte a política da Análise Social sobre o uso de ferramentas de IA generativa.
2.2 Agradecimentos
Todos/as os/as colaboradores/as que não satisfaçam os critérios de autoria devem ser listados/as numa secção de Agradecimentos. Exemplos de pessoas que podem ser reconhecidas incluem as que forneceram apenas ajuda técnica ou outras que tenham fornecido apoio geral.
Os agradecimentos pessoais devem ser apresentados separadamente do texto principal para facilitar a revisão anónima pelos pares.
2.3. Ética
A revista segue as diretrizes do COPE (Código de Conduta e Diretrizes de Boas Práticas). Os/as editores/as evitarão o plágio, a falsificação ou a manipulação de citações utilizando o software de deteção de plágio Urkund.
Veja a nossa Declaração de Ética e Boas Práticas.
2.4. Processo de submissão – Normas para autores/as
Livros
Coletâneas
Artigos em obras coletivas
Artigos em revista
Publicações online
Teses de doutoramento
Fontes históricas reimpressas
3. Sobre aceitação e publicação
3.1 Revisão do artigo após revisão por pares
A versão revista do seu artigo deve mostrar todas as alterações que fez e ser acompanhada por uma carta de revisão explicando essas alterações e respondendo aos revisores anónimos.
Ao fazer a revisão de um artigo para publicação na Análise Social, certifique-se de que todas as alterações ao artigo original estão destacadas. A melhor forma de destacar alterações é usar a funcionalidade Track Changes do Microsoft Word.
Se as revisões forem muito extensas para o Track Changes ser útil, destaque a amarelo as secções do texto que foram mais extensivamente revistas.
Os artigos revistos serão reavaliados, normalmente pelo grupo original de revisores.
Para manter o anonimato, certifique-se de que as alterações que fizer não revelam o seu nome, abreviado ou de outra forma, nas marcas automáticas. Para tal, vá à função de acompanhamento de alterações no MS Word e escolha “remover todas as marcas” para tornar as alterações anónimas ou altere o seu nome de utilizador para algo como “autor”.
O processo de revisão por pares deverá demorar novamente cerca de três a seis meses.
3.2 Para artigos aceites condicionalmente, sujeitos a pequenas revisões
Todas as pequenas revisões nos artigos devem ser destacadas da mesma forma que foi descrita acima para artigos revistos. Isto permitirá que as eliminações e o novo material sejam visíveis para os editores e ajudará os revisores a reverem a versão revista. Também ajudará os membros do Conselho de Redação a verificar se as revisões necessárias foram feitas.
Os artigos aceites com pequenas revisões a fazer não serão, em geral, devolvidos aos revisores originais, mas serão comentados pelos membros do Conselho de Redação.
O processo de revisão por pares deverá demorar cerca de um a três meses.
3.3 Artigos aceites
As provas serão normalmente enviadas aos autores aproximadamente três meses antes de a edição ir para impressão.
3.4 Decisões editoriais
ACEITAR: o seu artigo foi aceite para publicação.
ACEITAR CONDICIONALMENTE, SUJEITO A PEQUENAS REVISÕES: o seu artigo será aceite após a conclusão satisfatória de pequenas revisões. A versão revista do artigo não será enviada para revisão por pares, mas será analisada diretamente pelo Conselho Editorial.
REVER: o seu artigo tem de ser revisto e a revisão enviada novamente para revisão por pares (normalmente, ao mesmo conjunto de avaliadores) antes de poder ser novamente considerado pelo conselho editorial.
RESUBMETER: o seu artigo não foi aceite, mas necessita de ser radicalmente repensado e reformulado, e não apenas de grandes alterações. Encorajamo-lo a repensar o artigo de acordo com as linhas sugeridas e a voltar a submetê-lo como um novo artigo. O artigo será, então, enviado novamente para revisão por pares (normalmente, para um novo conjunto de avaliadores) antes de poder ser novamente considerado pelo Conselho Editorial.
REJEITAR: o seu artigo não foi aceite para publicação.
Todos os artigos são publicados em acesso aberto, sob Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0 (CC BY 4.0).