Ensino da Economia: literacia ou condicionamento mental? Evidências a partir de um estudo sobre confiança em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.2016220.01Palavras-chave:
ensino de economia, inclinação pró-mercado dos economistas, confiança, comportamentos, atitudes e valores sociais e políticosResumo
Os estudos universitários de economia podem ter um efeito relevante no moldar dos valores e atitudes correspondentes à construção da confiança numa sociedade democrática. O ensino da economia mainstream, baseado no modelo do “agente representativo”, movido pelo interesse próprio, racional e maximizador, pode ter efeitos doutrinantes, reforçando quer a inclinação pró-mercado, quer valores, atitudes e comportamentos egoístas entre os estudantes. Neste trabalho apresenta-se uma contribuição para essas discussões, tendo por base os resultados de uma pesquisa realizada em Portugal, com uma considerável diversidade de amostras (estudantes de economia, outros estudantes, cidadãos comuns) e aplicada em três anos diferentes: 2006, 2009 e 2012.
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Publicado
2016-09-30
Como Citar
Graça, J. C., Lopes, J. C., & Gomes Correia, R. (2016). Ensino da Economia: literacia ou condicionamento mental? Evidências a partir de um estudo sobre confiança em Portugal. Análise Social, 51(220), 516–542. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2016220.01
Edição
Secção
Artigos