Turismo, olhares e imagens em movimento: do arquivo como repositório ao arquivo como campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2015217.08

Palavras-chave:

arquivo, imagens em movimento, turismo, olhar turístico

Resumo

Este artigo parte da experiência da autora no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, onde tem desenvolvido, desde março de 2012, uma pesquisa sobre o filme turístico português, para refletir sobre a noção do arquivo como um terreno antropológico. Argumenta-se que o modo como se concebe o arquivo tem importantes consequências para o modo como se constrói o objeto. Neste caso, o reposicionamento teórico do arquivo como terreno ou campo conduziu ao questionamento da centralidade, na pesquisa, do filme como imagem-conteúdo, bem como de conceitos como o de “olhar turístico”, que têm vindo a definir e a delimitar o estudo da relação entre turismo e visualidade. Deu também origem a um projeto de investigação, onde estas ideias têm sido testadas e desenvolvidas.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Sampaio, S. (2015). Turismo, olhares e imagens em movimento: do arquivo como repositório ao arquivo como campo. Análise Social, 50(217), 830–843. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2015217.08

Edição

Secção

Dossiê-Objetivação Participante e Escolha do Terreno