Valores, crenças e comportamentos económicos: uma abordagem regional

Autores

  • João Carlos Graça SOCIUS/CSG: Investigação em Ciências Sociais e Gestão, Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Universidade de Lisboa https://orcid.org/0000-0002-8791-6753
  • João Carlos Lopes SOCIUS/CSG: Investigação em Ciências Sociais e Gestão, Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Universidade de Lisboa https://orcid.org/0000-0002-7805-2279
  • Cláudia Niza ADVANCE: Centro de Investigação Avançada em Gestão, Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2015214.04

Palavras-chave:

valores, crenças, comportamentos económicos, regiões portuguesas

Resumo

O propósito deste artigo é identificar relações entre orientações valorativas, crenças e comportamentos económicos, de um lado, e diferenças em níveis de desenvolvimento económico, do outro. A análise empírica está baseada numa amostra dos municípios portugueses e correspondentes freguesias, os quais foram organizados em grupos de acordo com uma tipologia urbano-rural e segundo níveis de desenvolvimento medidos através do PIB per capita. Identificámos diferentes orientações valorativas, crenças e comportamentos económicos. Foram subsequentemente considerados quatro clusters, os quais designámos genericamente como correspondentes a “estabilização”, “nacionalismo económico”, “empreendedorismo” e “consumismo”. Estes quatro clusters estão relacionados com as dimensões espaciais consideradas.

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Publicado

2015-03-30

Como Citar

Graça, J. C., Lopes, J. C., & Niza, C. (2015). Valores, crenças e comportamentos económicos: uma abordagem regional. Análise Social, 50(214), 74–102. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2015214.04

Edição

Secção

Artigos