Quando os “públicos do Porto” vão a Lisboa: anatomia de uma performance

Autores

  • Sara Joana Dias Faculdade de Letras, Universidade do Porto
  • João Teixeira Lopes Instituto de Sociologia, Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras, Universidade do Porto https://orcid.org/0000-0001-6891-7411

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2014213.06

Palavras-chave:

teatro, públicos, investigação-ação

Resumo

Subvertendo a relutante aproximação entre artes e academia, propomos, enquanto sociólogos, analisar a criação artística, nela participando, de modo a enfrentar desafios de exterioridade e desconfiança ainda existentes. Invulgarmente, o convite para esse escrutínio partiu da companhia Teatro Meia Volta e do projeto “O público vai ao teatro”, o qual procura estabelecer um diálogo ativo entre performance, formação de públicos e investigação-ação. Experiência simultaneamente artística/investigativa que coloca no centro de discussão o “público do Porto” (arbitrariamente constituído) e a sua relação com o teatro, questionando o papel desempenhado por atores, instituições e públicos e refletindo sobre a colaboração da sociologia num processo criativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Dias , S. J. ., & Teixeira Lopes , J. . (2014). Quando os “públicos do Porto” vão a Lisboa: anatomia de uma performance. Análise Social, 49(213), 884–905. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2014213.06

Edição

Secção

Dossiê-Desvendando o teatro: criatividade, públicos e território