Revisitando a teoria da reprodução: debate teórico e aplicações ao caso português
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.2011199.04Palavras-chave:
sociologia, educação, desigualdades, reproduçãoResumo
O artigo recupera a teoria da reprodução, apresentada na obra homónima de Bourdieu e Passeron, discutindo a sua validade teórica e empírica. A confrontação com outras correntes internacionais em sociologia da educação mostra que estas a têm complementado mais do que refutado. Explora-se, em seguida, a sua relevância para a análise da sociedade portuguesa contemporânea, a partir de pesquisas recentes sobre mobilidade social; currículos escolares e processos de ensino-aprendizagem. Conclui-se que uma teoria da reprodução revista, incorporando uma perspectiva sóciohistórica, preserva poderosas virtualidades heurísticas para a compreensão dos sistemas educativos e das sua relação com as estruturas sociais.
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Publicado
2011-06-30
Como Citar
Abrantes, P. . (2011). Revisitando a teoria da reprodução: debate teórico e aplicações ao caso português. Análise Social, 46(199), 261–281. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2011199.04
Edição
Secção
Artigos