A leitura do par privilégio-opressão no contexto pandémico brasileiro pelas teorias críticas decoloniais: uma proposta de metodologia decolonial
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.2023246.04Palavras-chave:
marcadores sociais da diferença, metodologia decolonial, privilégio-opressão, pandemiaResumo
A pandemia da Covid-19, espraiada pelo mundo desde 2020, tem aprofundado as desigualdades interseccionais no Brasil, aquelas que se sedimentam no entrecruzamento entre as opressões de classe, raça, género e sexualidade. Para a compreensão destas apoiamos- -nos aqui nas teorias críticas decoloniais através da construção de uma metodologia decolonial centrada na tensão colonialidade-decolonialidade. A questão central passa por perceber como é que uma metodologia decolonial pode ajudar a compreender aspetos da realidade pandémica brasileira, situada no par privilégio-opressão? Espera-se, com isso, contribuir para uma ecologia de saberes latino-americanos e caribenhos, propondo uma metodologia que valorize os conflitos sociais e as experiências de (r)existência.