«Um centro na margem»: o caso do cinema português

Autores

  • Jacques Lemière Faculdade de Ciências Económicas e Sociais da Universidade de Lille I

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.2006180.03

Palavras-chave:

cinema português, indústria cinematográfica, mecanismo de produção e recepção

Resumo

Este trabalho defende a ideia de que as ligações especiais que o cinema mantém no âmbito local têm uma dimensão nacional, entendida, em primeiro lugar, no seu sentido subjectivo, mas que é, simultaneamente, parte de um mecanismo específico de produção e recepção. Desde o início, o cinema (arte ou indústria, arte e indústria) tem-se caracterizado quer pelas suas raízes nacionais, quer pelas suas relações internacionais (obras, recursos humanos, capitais). Este paradoxo é analisado tendo como referência o caso do cinema português, como exemplo de uma construção intencional, defendida durante mais de trinta anos, de uma excepção cinematográfica nacional: os artistas-cineastas de um pequeno país, sem indústria cinematográfica, têm resistido e, ao mesmo tempo, têm sido obrigados a submeterem-se parcialmente ao modelo europeu, nos aspectos da produção e do trabalho.

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Publicado

2006-09-30

Como Citar

Lemière, J. . (2006). «Um centro na margem»: o caso do cinema português. Análise Social, 41(180), 731–765. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2006180.03

Edição

Secção

Artigos