«Delinquência juvenil», família e escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31447/AS00032573.1997143.08

Palavras-chave:

delinquência juvenil, papel da família e da escola, delinquente socializado, delinquente subsocializado

Resumo

Qual o papel da família e da escola na génese da delinquência juvenil? A partir desta questão inicial, o artigo começa por indagar as condições sociais e históricas que estão na origem da construção social da delinquência juvenil, mostrando que a delinquência não se refere apenas às práticas de infracção dos adolescentes e jovens, mas envolve também as formas legais e institucionais de lidar com ela. Num segundo tempo destaca-se o papel que a família e a escola desempenham na génese da delinquência a partir da apresentação de duas teorias «substantivas». Estas duas teorias podem ser descritas em torno de duas imagens: a do delinquente socializado e a do delinquente subsocializado. A primeira é derivada principalmente das teorias que sublinham a importância do controle social. A causa fundamental da delinquência reside na ausência relativa de laços fortes entre o indivíduo e a ordem social. A segunda imagem - a do delinquente socializado - descreve a delinquência como resultante de um processo de aprendizagem de comportamentos socialmente desviantes através da exposição às acções dos outros.

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Publicado

1997-12-31

Como Citar

Moura Ferreira, P. . (1997). «Delinquência juvenil», família e escola. Análise Social, 32(143_144), 913–924. https://doi.org/10.31447/AS00032573.1997143.08

Edição

Secção

Estudos e Notas