Língua de herança e identidade: perspetivas da diáspora açoriana-americana em Nova Inglaterra
DOI:
https://doi.org/10.31447/202305Palavras-chave:
variantes da língua portuguesa, ideologia de língua, etnografia sociolinguística, ensino da língua portuguesa de herançaResumo
Este artigo chama a atenção para a invisibilidade sociolinguística dos jovens que aprendem Português Europeu como língua de herança na Nova Inglaterra. Através de uma análise exploratória, etnográfica e sociolinguística, destacamos o descompasso entre as políticas de ensino de língua portuguesa e as experiências linguísticas da diáspora açoriana-americana no Massachusetts, afetando não apenas o sucesso académico desses alunos, como também a sua própria identidade etnolinguística. Analisamos criticamente como a ideologia de língua padrão, monolíngue e monocultural, tem impacto nas políticas de ensino do português, questionando a própria noção de “língua portuguesa de herança” que esconde a sua intrínseca diversidade interna.
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Publicado
2025-03-27 — Atualizado em 2025-03-27
Versões
- 2025-03-27 (2)
- 2025-03-27 (1)
Como Citar
Formato, G. ., & Índias Cordeiro, G. (2025). Língua de herança e identidade: perspetivas da diáspora açoriana-americana em Nova Inglaterra. Análise Social, 60(255), e2305. https://doi.org/10.31447/202305
Edição
Secção
Artigos