Os sentidos da cidade
o Porto nos mapas mentais dos estudantes
Resumo
O presente artigo discute sobre os resultados de uma investigação com o objetivo conhecer o campo simbólico da cidade do Porto e as suas apropriações através dos estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Com uma amostra de conveniência, foi aplicado um inquérito por questionário resultando num conjunto de 108 respostas. Para conhecer as reprsentações dos estudantes, foram recolhidos 5 mapas mentais. Os resultados possibilitam conhecer as apropriações e sentidos que os estudantes atribuem à cidade através de uma leitura das relações existentes entre os estudantes e os espaços da cidade portadores de sentimentos e experiências.
Downloads
Publicado
2020-07-29
Edição
Secção
Artigo de fundo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).