Nupcialidade e fecundidade na região da Madalena (ilha do Pico). Um estudo de demografia diferencial.
Resumo
No presente estudo, foi analisada a informação extraída dos registos de nascimento, casamentos e óbitos em seis comunidades açorianas da ilha do Pico, aplicando a metodologia de “reconstituição de paróquias”.
O principal objectivo consiste em descrever a evolução da nupcialidade e da fecundidade na região, entre os séculos XVIII e XIX, destacando comportamentos específicos em diferentes grupos ocupacionais. Os resultados obtidos revelaram acentuados contrastes na idade ao casamento, na fecundidade legítima, na dimensão da família e nos níveis de esterilidade.
Downloads
Edição
Secção
Artigo de fundo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).