Trilhando para a felicidade
sobre a presença e alcance da ética da virtude esportiva no domínio do trekking
Resumo
Esse artigo se propõe a um duplo desafio. Por um lado, procura esboçar algumas das bases constitutivas de uma ética da virtude esportiva em diálogo com a literatura especializada. Por outro, pretende demonstrar o modo com que esses valores são mobilizados no universo do «trekking» na contemporaneidade. Em termos metodológicos, o estudo é de natureza empírico-teórica e busca alinhar uma reflexão sociofilosófica sobre a ética da virtude esportiva por meio de um trabalho etnográfico realizado em Portugal. Conclui-se que a virtude esportiva pode ser sustentada como uma dimensão reflexiva constitutiva do «habitus» que circunda essa prática.
Downloads
Publicado
2023-07-18
Edição
Secção
Artigo de fundo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).