Agenda 2000: uma oportunidade histórica – uma leitura centrada na ideia de progresso
Resumo
Neste texto pretende-se abordar a ideia de progresso subjacente à ideia de Europa adoptada na construção da União Europeia. Para tal usar-se-á, em particular, documentação produzida em torno da Agenda 2000, pelo eco possível (deliberado?) em tal designação das referências milenaristas ao sentido da história. Complementarmente, far-se-á umabreve referência ao milenarismo do primeiro milénio, uma vez que a Cristandade, espaço político e mental em que ocorreu, é uma das alegadas raízes da Europa de hoje frequentemente evocada por teóricos e por construtores da União Europeia.Downloads
Edição
Secção
Artigo breve
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).