Transformações da identidade das imigrantes angolanas em Toronto: Um estudo preliminar
Resumo
Se bem que as mulheres de expressão portuguesa no Canadá tenham servido de tema para algumas publicações (Noivo, 1997; Januário e Marujo, 2000; Giles, 2002), a maioria das referências bibliográficas trata das imigrantes lusófonas vindas de Portugal (Nunes, 1998). De uma maneira geral, os trabalhos de investigação sobre imigração e instalação nos países ocidentais têm tendência a ignorar as experiências das mulheres imigrantes de cor (Dua e Robertson, 1999). Devido à língua comum, os canadianos consideram muitas vezes os grupos de expressão portuguesa como uma unidade. Fora da comunidade, são desconhecidas as tensões que existem entre os diferentes grupos lusófonos. Por conseguinte, impõe-se examinar as necessidades das imigrantes angolanas, de maneira a fazer propostas relativamente a algumas dificuldades por elas sentidas, pois, apesar de o seu número ser reduzido, elas constituem, no entanto, uma comunidade com um grande potencial.
Downloads
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).