Muddling through complex contexts: making sense out of a myth
Resumo
Este artigo explora a forma como o caso do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva se manteve suspenso durante 46 anos, atravessando contextos sociais e políticos crescentemente mais complexos, até se transformar num mito impossível de contestar. O artigo apresenta as diferentes narrativas, explícitas e implícitas, que se desenvolverame até co-existiram ao longo do tempo sobre o projecto de Alqueva, representando diferentes conjuntos de valores e premissas sobre a sua razão de existir e necessidade de implementação. As autoras defendem que tal situação é comum a outros problemas ambientais complexos cuja implementação se arrasta ao longo de largos anos, já que, nesses casos, raramente são proporcionados espaços interactivos onde os actores-chave possam partilhar os valores e debater as premissas subjacentes ao seu entendimento do problema em causa, dando assim origem a narrativas distintas e até contraditórias, dificilmente conjugáveis numa solução consensual. As autoras defendem ainda que tais narrativas acabam por estar tão enraizados na forma como os actores pensam e agem, que qualquer informação ou conhecimento adicional desenvolvido posteriormente sobre o problema dificilmente serão absorvidos. Tal sucede porque a informação é produzida e circula na sociedade mais rapidamente do que a velocidade a que se mudam os valores e as formas de compreender um problema. Esta situação leva a que exista sempre um desfasamento entre o conhecimento e a forma como se age sobre ele. Metodologicamente, a investigação que está na base deste artigo apoia-se sobretudo em entrevistascom actores-chave envolvidos no processo e numa revisão de artigos de imprensa.
Downloads
Edição
Secção
Artigo de fundo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).