Between science and life – Malinowski’s and Hastrup’s fieldwork experiences
Resumo
O tema deste artigo é a experiência pessoal do antropólogo durante o trabalho de campo levado a cabo noutra cultura. É apresentada através de dois casos: o primeiro, a viajem de Bronislav Malinowski a Mailu e às ilhas Trobriand, e a segunda, a experiência de Kirsten Hastrup na Islândia. O meu material-base é o livro de Malinowski Diary in thestrict sense of the term (utilizei o texto integral publicado em polaco em 2001). Utilizei o texto para analisar a experiência de interacção com pessoas de outra cultura, bem como para ilustrar como o Diário influenciou a antropologia contemporânea. Fiz tal através da comparação entre as experiências de trabalho de campo de Malinowski e de Hastrup. Tentei apresentar o seu ‘estar lá’ não só como um fenómeno cultural, mudando de acordo com os discursos de cada época, mas também como uma parte do trabalho que ilumina dilemas epistemológicos e éticos cruciais na antropologia.Downloads
Edição
Secção
Artigo de fundo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).