Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres
Resumo
Este artigo investiga a importância da cultura na gestão global das multinacionais, em particular nos Estados Unidos,no Japão e na Europa. Baseada em diversos estudos anteriores, a análise demonstra que os ingredientes culturais devem
ser considerados seriamente pelos executivos globais preocupados com a performance da sua organização. Além disso, o autor afirma que mesmo com a tendência uniformizante da globalização, a cultura nacional continua sendo um factor
relevante que formata o modelo de gestão das grandes empresas.
Downloads
Edição
Secção
Artigo breve
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).