Estudo sobre a utilização da Internet para suporte ao ensino presencial
Resumo
Este artigo descreve o estudo efectuado durante o último semestre de 2001 sobre o impacto da utilização de páginasWeb associadas ao ensino tradicional de uma cadeira técnica, de cariz descritivo, numa instituição de ensino
superior. O estudo tem por objectivo a análise do impacto do uso de páginas Web como complemento de aulas
presenciais, tendo por base a comparação da utilização do computador, da Internet e das páginas Web pelos alunos da
cadeira. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário que permitiu aferir quais as relações que existem
entre a utilização de computador, a utilização da Internet e a utilização das páginas Web disponibilizadas no
contexto da cadeira. O questionário foi dirigido aos alunos que frequentaram a cadeira no segundo semestre de 2001.Com base na análise efectuada aos dados e complementada pela informação resultante do tratamento destes é possível
concluir que a existência de páginas Web de suporte à cadeira constitui um factor considerado positivo pelos alunos,
independentemente das suas competências e padrões de utilização do computador ou da Internet. Seria de esperar que o
interesse por estas páginas cessa, na maioria dos casos, a partir do momento em que a cadeira é realizada, oque pode indicar que o fomento da utilização quer dos computadores quer da Internet é independente do facto de serem
utilizadas páginas Web de suporte a uma determinada cadeira. Existe no entanto um conjunto apreciável de casos em que
subsiste a vontade de manter o acesso às páginas Web depois de concluída a cadeira, mantendo-se no entanto essa
vontade de forma independente das competências de utilização dos computadores e da Web.
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