Estudo sobre a utilização da Internet para suporte ao ensino presencial

Autores

  • Luís Manuel Borges Gouveia Centro de Recursos Multimediáticos, Universidade Fernando Pessoa

Resumo

Este artigo descreve o estudo efectuado durante o último semestre de 2001 sobre o impacto da utilização de páginas 
Web associadas ao ensino tradicional de uma cadeira técnica, de cariz descritivo, numa instituição de ensino 
superior. O estudo tem por objectivo a análise do impacto do uso de páginas Web como complemento de aulas 
presenciais, tendo por base a comparação da utilização do computador, da Internet e das páginas Web pelos alunos da 
cadeira. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário que permitiu aferir quais as relações que existem 
entre a utilização de computador, a utilização da Internet e a utilização das páginas Web disponibilizadas no 
contexto da cadeira. O questionário foi dirigido aos alunos que frequentaram a cadeira no segundo semestre de 2001.Com base na análise efectuada aos dados e complementada pela informação resultante do tratamento destes é possível 
concluir que a existência de páginas Web de suporte à cadeira constitui um factor considerado positivo pelos alunos, 
independentemente das suas competências e padrões de utilização do computador ou da Internet. Seria de esperar que o 
interesse por estas páginas cessa, na maioria dos casos, a partir do momento em que a cadeira é realizada, oque pode indicar que o fomento da utilização quer dos computadores quer da Internet é independente do facto de serem 
utilizadas páginas Web de suporte a uma determinada cadeira. Existe no entanto um conjunto apreciável de casos em que 
subsiste a vontade de manter o acesso às páginas Web depois de concluída a cadeira, mantendo-se no entanto essa 
vontade de forma independente das competências de utilização dos computadores e da Web.

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Artigo breve