Emigração e saúde: um estudo de portuguesas reformadas em Ottawa-Canada
Resumo
Neste artigo, descreve-se e discute-se as experiências, percepções e práticas de saúde de mulheres idosas de origem luso-canadiana e estabelecidas na região de Ottawa. Os resultados obtidos indicam que, sem excepção, todas as entrevistadas tiveram um percurso de vida dificil. No entanto, chegadas à reforma, declaram-se mais satisfeitascom a vida. As suas percepções de um estilo de vida saudável incluem as dimensões físicas, mentais e espirituais. Por fim, referem igualmente que um regime alimentar equilibrado, as consultas ao médico e as actividades físicas e sociais constituem práticas de saúde fundamentais.Downloads
Edição
Secção
Artigo de fundo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).