Uma análise sócio-semiótica do Via Catarina
Resumo
A génese do centro comercial tem por base uma série de modificações ocorridas no período subsequente à RevoluçãoIndustrial. Destacamse, pela sua relevância, a afirmação do indivíduo; o aumento considerável da produção e, por fim,
a ramificação sistemática do espaço urbano. Vivemos numa sociedade de códigos e temas que, não sendo escritos, são
pensados previamente como produtores de significados. Portanto, o centro comercial antes de estar no espaço, foi
enunciado. Por isso, a reflexão que fizemos sobre o Via Catarina pressupôs que este fosse passível de ser estudado
como um significante que produz vários significados e que conjecturam determinadas conotações. Assim, o centro
comercial foi analisado como um signo polissémico, no qual emergem vários códigos.
Downloads
Edição
Secção
Artigo de fundo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).