Museus e instituição universitária: um exemplo de cooperação
Resumo
Neste texto apresentam-se alguns dos aspectos porventura mais relevantes da relação entre museus e educação, analisando-se numa perspectiva diacrónica a evolução de tal relação. Seguidamente observam-se as conexões que o mundo universitário e o ambiente museológico têm vindo a desenvolver, dissecando as contribuições de parte a parte no que respeita à formação dos profissionais dos museus. Finalmente, apresenta-se um projecto levado a cabo na Universidade Fernando Pessoa que pretende ligar de forma eficaz a leccionação teórica e teórico-prática da museologia à actividade quotidiana nos museus: os alunos das cadeiras de museologia dispõem de museus, com quem a UFP estabeleceu protocolos de colaboração, onde podem levar a cabo pequenos trabalhos práticos de cariz curricular e onde podem também estagiar, ou seja, adquirir verdadeira experiência profissional.Downloads
Edição
Secção
Artigo breve
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).