Imigrantes negros dos PALOP africanos em Portugal: auto-percepções e percepções de características sócio-profissionais
Résumé
Este trabalho apresenta um estudo comparativo e diferencial sobre as auto-percepções e percepções recíprocas de características sócio-profissionais (positivas e negativas) de trabalhadores brancos portugueses e de trabalhadores negros africanos, imigrantes dos países de língua oficial portuguesa (PALOP), com 200 sujeitos que residem e trabalham na área da Grande Lisboa, 100 de cada grupo étnico, de ambos os sexos e desempenhando maioritariamente funções de executante. Para tal, foi construído um questionário específico, administrado individual e colectivamente no local de trabalho dos sujeitos. Os resultados obtidos são analisados, permitindo concluir que urge transformar e melhorar as condições sócio-laborais destes imigrantes – tornando mais céleres e transparentes as suas condições de legalização e de permanência em Portugal, responsabilizando os empregadores em particular e os cidadãos em geral pela denúncia de situações de exploração e de ilegalidade –, pois a respectiva inclusão social deverá ser sinónimo de convivência e de respeito e não de assimilação.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).