Architectural Summer School: Projectar em tempos de escassez. Uma experiência de ensino num contexto de mudanças nas práticas profissionais de arquitetura

  • Teresa Madeira da Silva DINÂMIA'CET-IUL, Instituto Universitário de Lisboa
  • Madalena Matos DINÂMIA'CET-IUL, Instituto Universitário de Lisboa
  • Ana Catarina Ferreira

Abstract

Assiste-se, nos últimos anos, a uma transformação das práticas profissionais do arquitecto: a par do modelo tradicional – ciclo desenvolvido em atelier, da encomenda do projeto à construção do edifício –, novas práticas de intervenção do arquitecto, que designaremos aqui, num primeiro momento, como “práticas emergentes”. Como resultado desta transformação, surgem interrogações, nomeadamente no interior do próprio mundo académico, sobre a adequação das formas e dos conteúdos do ensino da arquitectura a estas novas configurações profissionais. Procurando responder a esta questão, realizou-se uma experiência de ensino de arquitectura – uma Summer School em colaboração entre o Departamento de Arquitetura e Urbanismo do ISCTE-IUL e a Faculty of Design and Technology Technische Universität Darmstadt. Algumas das questões levantadas tiveram continuidade numa UC do Mestrado Integrado em Arquitetura (Arquitetura V – 2014/15) e onde foram problematizadas várias questões associadas à reabilitação e ao excesso de turistas nos centros históricos urbanos. A experiência de trabalho no terreno, permitiu a sensibilização dos alunos, para a necessidade de entender a valorização do património arquitectónico de uma forma ampla e integrada, assim como, para a importância de um maior envolvimento do arquitecto com a realidade social dos contextos onde intervém, cumprindo assim a tentativa de aproximação do ensino às práticas profissionais emergentes. Para além de discutir as necessidades de reforma e de adequação da didática do projecto às novas condicionantes da prática profissional dos arquitectos, este artigo tem como objectivo descrever a experiência desta Summer School.

In the last few years, architects’ professional practices have gone through a transformation: along with the traditional model – architecture office cycle, project commission and building construction –, new architect intervention practices have arisen, ones that we will start off by calling ‘emerging practices’. A number of issues stem from this transformation, namely within the academic milieu, dealing with the fit of structures and contents of architecture teaching to these new professional configurations. In order to provide answers to these questions, an architecture teaching experiment was set up – a Summer School jointly co-ordinated by the Department of Architecture and Urbanism at ISCTE-IUL and the Faculty of Design and Technology Technische Universität Darmstadt. A few issues were further elaborated on in a Curricular Unit of the Integrated Masters in Architecture (Arquitetura V – 2014/15), where several questions were explored, in terms of rehabilitation and excessive tourism in urban historic centres. The fieldwork experience enabled a greater student awareness of the need to understand architectonic heritage appreciation in a broad and integrated fashion. Likewise, students grasped the importance of a greater involvement with the intervened contexts’ social reality, on behalf of architects, thereby fulfilling the attempt to foster a closer rapprochement between teaching and emerging professional practices. Aside from discussing reformation and project didactics fit necessities, as far as the new professional practice constraints are concerned, this article seeks to describe the experience of this summer school.

Published
2016-09-22
Section
Article