O património alimentar enquanto atração turística: a conversão da Dieta Mediterrânica em mercadoria, em Chefchaouen (Marrocos)

Auteurs

  • Joana Lucas CRIA-FCSH-UNL, Portugal, joana.i.lucas@gmail.com

Mots-clés :

alimentação, turismo, património imaterial, Dieta Mediterrânica, Marrocos

Résumé

Partindo da classificação da Dieta Mediterrânica enquanto património cultural imaterial pela UNESCO, este artigo procura refletir sobre os processos de conversão em mercadoria para fins turísticos daí decorrentes, bem como sobre a invenção local de uma gastronomia que se considera espelhar as práticas e os pressupostos da Dieta Mediterrânica. Centrando-se geograficamente em Chefchaouen (Marrocos), a etnografia realizada permite afirmar que os processos de conceção, invenção e transfiguração patrimoniais não estão fora do controlo das comunidades locais, prestando igualmente atenção à dimensão heterogénea e plural não só das próprias comunidades, como também das suas expetativas perante as eventuais vantagens associadas a uma classificação patrimonial.

Publiée

2023-11-17

Comment citer

Lucas, J. . (2023). O património alimentar enquanto atração turística: a conversão da Dieta Mediterrânica em mercadoria, em Chefchaouen (Marrocos). Etnográfica, 25(1). Consulté à l’adresse https://revistas.rcaap.pt/etnografica/article/view/33661

Numéro

Rubrique

Dossier