A Guerra Travada na Comunicação Social

a Influência da Opinião Pública na Tomada de Decisões Relativas ao Uso da Força

Autores

Palavras-chave:

Opinião pública, Conflito, Tomada de Decisões, Efeito CNN, Efeito Al Jazeera

Resumo

A opinião pública é cada vez mais um fator a ter em consideração na tomada de decisões nos conflitos armados. A mobilização da opinião pública não é um fenómeno recente, mas a sua importância para as políticas adotadas pelos Estados assume maior relevância a partir de 1991, na Guerra do Iraque. Procurando mapear os principais debates sobre a influência da comunicação social na definição das agendas políticas dos Estados, este artigo destaca as principais áreas em que há uma relação estreita entre comunicação social, opinião pública e o processo de decisão no uso da força.

Biografias Autor

Maria de Assunção do Vale Pereira, Universidade do Minho

Professora Auxiliar da Escola de Direito da Universidade do Minho e Investigadora do JusGov Centro de
Investigação em Justiça e Governação. Doutorada em Direito, Ciências Jurídicas Públicas, pela Escola de Direito da Universidade do Minho. Leciona aulas teóricas e teórico-práticas nas unidades curriculares de Direito Internacional Público (licenciaturas), Direito Internacional Humanitário (Mestrado) e Prevenção de Conflitos e Manutenção da Paz (Mestrado). Membro originário da Sociedade Portuguesa de Direito Internacional e Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Membro da International Law Association. Autora de várias referências monográficas e periódicas no âmbito do Direito Internacional Público e Direito Internacional Humanitário.

Rui Garrido, Universidade Portucalense

Professor Auxiliar na Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Investigador no Centro de Investigação em Justiça e Governação da Universidade do Minho. Doutorado em Estudos Africanos pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

Downloads

Publicado

2023-03-23

Edição

Secção

Artigos