Edições Anteriores
-
Dinâmicas Regionais de Segurança e Defesa
N.º 167 (2024)O número 167 da revista Nação e Defesa, subordinado ao tema “Dinâmicas Regionais de Segurança e Defesa", inclui um conjunto alargado de temas que têm como denominador comum as dinâmicas regionais e os potenciais conflitos em consequência da competição global entre potências.
-
China 2049
N.º 166 (2024)O ano 2049 vai ser particularmente relevante para a China e, em consequência, para o mundo. A República Popular da China (RPC) celebrará o centenário da sua fundação, agora com o estatuto de potência global. Até essa data a elite política chinesa definiu objetivos intermédios, como sejam a elevação da tecnologia Made in China a referência mundial e a conclusão da modernização do Exército Popular de Libertação. A competição tecno-geopolítica é hoje uma realidade incontornável no plano político e económico mundial. Não é certo que a RPC consiga ultrapassar os Estados Unidos da América (EUA) na condição de economia cimeira, embora as condições para alcançar essa meta tenham vindo a ser paulatinamente criadas.
-
Geopolítica e Soberania
N.º 165 (2023)O Instituto da Defesa Nacional (IDN), no presente número da revista Nação e Defesa dedicado ao tema da Geopolítica e Soberania, aborda algumas das questões geopolíticas que desafiam o sistema internacional e a soberania dos Estados que o integram. É a partir desse enquadramento que José Jorge e José Pedro Teixeira Fernandes realizam uma síntese sobre as origens e evolução teórico-prática da Teoria dos Jogos e da Geopolítica e Susana De-Sousa-Ferreira aborda o impacto da securitização na transformação dos regimes fronteiriços do Atlântico.
-
Conflitos e Disputas Regionais
N.º 164 (2023)O número 164 da revista Nação e Defesa, subordinado ao tema Conflitos e Disputas Regionais, oferece aos nossos leitores uma visão abrangente e atual de algumas das mais importantes questões geoestratégicas relacionadas com a segurança euro-atlântica, conflitos regionais em África e no Cáucaso, segurança hídrica e desafios da defesa europeia.
-
Tecnologia, Cibernética e Defesa
N.º 163 (2022)Este número temático da Nação e Defesa analisa os novos desafios tecnológicos trazidos pela exploração do espaço sideral e cibernético no campo da defesa.
Trata-se de um projeto realizado em cooperação com académicos brasileiros das áreas de segurança e defesa de instituições de ensino superior, civis e militares, selecionados pelo Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica em Defesa Nacional do Ministério da Defesa do Brasil com o apoio de várias universidades daquele país. -
O Espaço Pós-Soviético
N.º 162 (2022)Este número temático da revista Nação e Defesa tem por objetivo, face à atual conjuntura de intervenção da Rússia na Ucrânia, refletir sobre a evolução do espaço pós-soviético no que respeita às dinâmicas político-económicas internas, à construção de discursos legitimadores das suas políticas externas, ao impacto da crise ucraniana sobre o contexto regional da Europa Oriental e sobre a Europa como um todo. Os dois artigos extra dossiê versam sobre uma perspetiva nacional relativamente aos incentivos financeiros da União Europeia no plano da defesa e uma reflexão sobre o conceito estratégico de defesa nacional.
-
Conflitos Armados
N.º 161 (2022) Este número temático da Revista Nação e Defesa, é dedicado ao tema da conflitualidade internacional e reúne textos de autores que lecionaram módulos no curso Conflitos Armados – Perspetivas Jurídica e de Relações Internacionais, uma iniciativa da Universidade do Minho que tem contribuído para o estudo e reflexão crítica, em Portugal, dos conflitos armados atuais e das suas múltiplas dinâmicas.
-
Relações Europa-África
N.º 160 (2021)O número 160 da revista Nação e Defesa aborda os nexos segurança-desenvolvimento no quadro das relações Europa-África. O dossier temático, precedido por uma introdução detalhada sobre aquela problemática, compreende contributos sobre a cooperação no domínio da defesa, securitização dos fluxos migratórios, dissonância entre a dimensão interna e externa da segurança europeia na gestão de crises e o dever de proteção dos migrantes no plano interno e externo da União Europeia. Um artigo extra dossiê analisa os conceitos de ameaça e guerra híbrida.
-
Desafios Geopolíticos
N.º 159 (2021)O número 159 da revista Nação e Defesa, subordinado ao tema “Desafios Geopolíticos”, aborda as reconfigurações das relações de poder e influência entre Estados e entre estes e os respetivos espaços de pertença geográfica e política. Dois artigos extra caderno analisam ainda as crises como oportunidade e não apenas como um fenómeno disruptivo da ordem vigente e formas atípicas de violência de género em conflitos armados.
-
Segurança Internacional
N.º 158 (2021)O primeiro número de 2021 da revista Nação e Defesa oferece um espaço de análise dos temas que têm marcado o campo da segurança internacional, designadamente a autonomia estratégica, incluindo a energética, a relação entre género, segurança e resiliência, a desinformação e a necessária operacionalização de novos instrumentos europeus facilitadores da capacitação de parceiros, no âmbito da segurança regional.
-
Mulheres, Paz e Segurança
N.º 157 (2020)Este número da revista Nação e Defesa, dedicado à Agenda “Mulheres, Paz e Segurança”, assinala a passagem de duas décadas sobre a aprovação da Resolução 1325 pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. Esta resolução consensualiza uma vontade coletiva em dois grandes domínios: por um lado, a valorização da dimensão de género na relação entre paz e segurança, a importância do papel das mulheres em situações de prevenção, resolução e reconstrução pós conflito, bem como na manutenção e promoção da paz e segurança. Por outro lado, na adoção de medidas normativas de proteção das mulheres em situações de conflito armado, em particular no que concerne à violência baseada no género.
-
Segurança em Tempo de Crise
N.º 156 (2020)Este número da revista Nação e Defesa, dedicado à “Segurança em Tempo de Crise”, analisa várias das dimensões resultantes da presença de novos atores na prevenção e resolução de crises no plano internacional. Os artigos agora publicados oferecem uma reflexão sobre o recurso à tecnologia no apoio à tomada de decisão; sobre a ação de atores privados no combate às novas ameaças e sobre as alterações decorrentes de novos equilíbrios geopolíticos, que se configuram no Indo-Pacífico e na Europa Oriental, com implicações securitárias sobre o espaço euro-atlântico.
-
Desafios Europeus
N.º 155 (2020)O número 155 da Nação e Defesa reúne contributos sobre o papel da União Europeia, enquanto ator securitário e cooperativo no plano regional e examina o desempenho da inteligência artificial no controlo e na proliferação de armamentos e os imperativos da sua regulação. Aborda ainda uma perspetiva sobre as relações entre as organizações regionais e os atores internacionais, no quadro das disputas regionais.
-
Pontes sobre o Atlântico
N.º 154 (2019)O IDN editou o n.º 154 da revista Nação e Defesa, intitulado “Pontes sobre o Atlântico”, do qual constam resultados parciais de uma iniciativa de cooperação científica entre o IDN e a Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro. O objectivo deste projeto foi o de analisar e debater as perspectivas estratégicas dos dois países em relação ao Atlântico e o seu posicionamento geopolítico no quadro unilateral, bilateral e multilateral. Os textos aqui incluídos espelham a diversidade de conceitos e perspectivas sobre o tema. Este número conta ainda com dois contributos extra-dossiê: “A Estratégia de Cibersegurança da União Europeia” e “Definição e Resposta ao Terrorismo na UE e em Portugal: o Que Fazer das Mulheres e Crianças Afiliadas ao Daesh?”.
-
Segurança Energética e Economia do Gás
N.º 153 (2019)A revista Nação e Defesa no seu n.º 153, intitulado “Segurança Energética e Economia do Gás”, é o resultado de uma compilação de textos elaborados no âmbito da investigação desenvolvida para o projeto The Geopolitics of Gas and the Future of Euro-Russian Relations, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), entre março de 2016 e junho de 2018.
-
Terrorismo e Violência Política
N.º 152 (2019)O número 152 da Nação e Defesa, intitulado “Terrorismo e Violência Política”, que agora se publica, tem por base os textos elaborados pelos conferencistas convidados para o seminário internacional subordinado ao tema e organizado pelo Instituto da Defesa Nacional entre janeiro e outubro de 2018.
Trata-se de revisitar, atualizando, uma temática já abordada em edições anteriores da Nação e Defesa, números 143 e 148, novamente pela mão de conhecidos especialistas nacionais e estrangeiros. -
Geopolítica Aplicada
N.º 151 (2018)O número 151 da Nação e Defesa intitulado “Geopolítica Aplicada”, que agora se publica, reúne textos de reputados especialistas nacionais sobre os fundamentos clássicos da geopolítica, revisitando as principais teorias. Numa visão prospetiva, refletem ainda sobre as linhas mestras da nova geopolítica em espaços regionais.
-
European Defence
N.º 150 (2018)À semelhança dos números anteriores, a Nação e Defesa dedica a presente edição a um tema central do debate internacional: a Defesa Europeia. A atual conjuntura política externa tem sido caracterizada pela identificação de um conjunto de crises, internas e na periferia próxima da comunidade transatlântica. Desde o complexo processo negocial entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido, comummente designado Brexit, à posição da atual administração norte-americana em relação à UE e NATO, passando pelos vários conflitos que rodeiam o espaço europeu – da Ucrânia à Síria, da Líbia ao Iémen –, a conjuntura regional e internacional apresenta uma multiplicidade de desafios e riscos. Em 2013, ainda a braços com a resposta à crise económica e financeira, a UE relançou o debate sobre as prioridades e opções a adotar em matéria de defesa. Como resultado, surgiram várias iniciativas de reforço da cooperação, fundadas nos princípios orientadores definidos pela Estratégia Global da União Europeia para a Política Externa e de Segurança, entre as quais se destaca a criação do Fundo Europeu para a Defesa e do mecanismo de Cooperação Estruturada Permanente (PESCO). Em 2018, em consonância com a linha de orientação acordada, o Conselho Europeu aprovou o lançamento dos primeiros projetos conjuntos, consensualizados entre os Estados Membros participantes na PESCO.