RELAÇÃO ENTRE A PROGRESSÃO PONDERAL DOS PREMATUROS NAS PRIMEIRAS SEMANAS DE VIDA E O DESENVOLVIMENTO DE RETINOPATIA DA PREMATURIDADE GRAVE

Autores

  • Mafalda Sofia Benavente Mota Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.10253

Palavras-chave:

ROP, WINROP, IGF-1

Resumo

Introdução: A Retinopatia da prematuridade (ROP) é uma doença vasoproliferativa que afecta crianças prematuras. Têm sido desenvolvidos vários algoritmos para tentar identificar o risco dos prematuros desenvolverem ROP com necessidade de tratamento (ROP grave), como o algoritmo WINROP, baseado na relação entre a má progressão ponderal e os baixos níveis de IGF-1. Objectivo: Avaliar se o ganho de peso nas primeiras 6 semanas após o nascimento, em crianças prematuras com ROP, influencia o desenvolvimento de ROP grave.

Material e Métodos: Estudo retrospectivo, com revisão dos processos de todos os prematuros com diagnóstico de ROP, nascidos no Hospital Professor Dr. Fernando Fonseca, entre Janeiro de 2005 e 2015. Foi registado o peso dos prematuros semanalmente e analisado o ganho de peso às 2, 4 e 6 semanas, assim como a incidência de ROP, estadio e tipo de tratamento efectuado.

Resultados: Foram incluídos 150 olhos, dos quais 38 tiveram ROP grave (112 com regressão espontânea da retinopatia). O peso ao nascer foi significativamente mais baixo nos prematuros que desenvolveram ROP grave (p=0,008). O ganho de peso às 2ª, 4ª e 6ª semanas não foi diferente entre os dois grupos analisados (p=0,057, p=0,201 e p=0,169, respectivamente), sendo inclusivamente maior nos prematuros com ROP grave na 2ª e 4ª semanas.

Conclusão: Contrariamente a outros estudos, não se observaram diferenças no ganho de peso nas primeiras semanas de vida entre os dois grupos estudados. Assim,  o algoritmo WINROP, já validado para a população sueca e americana, poderá não se adequar perfeitamente à população portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Mafalda Sofia Benavente Mota, Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca

Interna de Oftalmologia, Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, Amadora, Portugal

Downloads

Publicado

2017-12-23

Como Citar

Mota, M. S. B. (2017). RELAÇÃO ENTRE A PROGRESSÃO PONDERAL DOS PREMATUROS NAS PRIMEIRAS SEMANAS DE VIDA E O DESENVOLVIMENTO DE RETINOPATIA DA PREMATURIDADE GRAVE. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 41(3), 43. https://doi.org/10.48560/rspo.10253

Edição

Secção

Artigos Originais