CORRELAÇÃO DA CLÍNICA NA RETINOPATIA PURTSCHER COM A TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓTICA - CASO CLÍNICO

Autores

  • Andreia Soares Hospital de Braga
  • Rui Freitas Hospital de Braga
  • Gil Galvão-Santos Hospital de Braga
  • Keissy Sousa

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.10387

Palavras-chave:

Trauma, Retinopatia, Purtscher, OCT, Dano Ocular Indireto

Resumo

Introdução: A retinopatia de Purtscher é uma vasculopatia oclusiva reportada inicialmente em doentes com traumatismo craneano severo. Posteriormente outras causas foram documentadas, mas a ausência de trauma ocular direto é uma condição para o estabelecimento diagnóstico. O seu aparecimento é variável, entre dias a meses após o evento inicial. O diagnóstico é clínico, podendo ser suportado com outros meios complementares de diagnóstico. Apresenta-se o caso clínico de um paciente com retinopatia de Purtscher.

Caso clínico: Homem de 41 anos, politraumatizado, vítima de atropelamento com trauma pélvico e fratura mandibular. Seis dias após o internamento inicia queixas de diminuição da acuidade visual do OE(AV OE), com AV de conta dedos(CD). O segmento anterior não apresentava alterações. Na fundoscopia observavam-se múltiplas manchas algodonosas peripapilares, áreas de palidez retiniana(Purtschen fleckens), com hemorragia retrohialoideia e intrarretiniana foveal. Não foi realizada qualquer terapêutica. A tomografia de coerência ótica(OCT) mostrou uma hiperrefletividade peripapilar correspondente às áreas esbranquiçadas da retina e uma hiporrefletividade ao nível da retina interna na área perifoveal, correspondente à hemorragia macular observada. Aos dez meses após o diagnóstico a AV é de 2/10+, no fundo ocular observam-se reabsorção dos achados clínicos e no OCT observa-se atrofia difusa da camada neurossensorial da retina e diminuição da camada de fibras nervosas peripapilares.

Conclusão: A retinopatia de Purtscher é uma condição rara cujo diagnóstico é clínico e suportado por outros meios complementares. O OCT mostra diminuição da retina neurossensorial e da camada de fibras nervosas, concordantes com o prognóstico visual do doente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

Soares, A., Freitas, R., Galvão-Santos, G., & Sousa, K. (2017). CORRELAÇÃO DA CLÍNICA NA RETINOPATIA PURTSCHER COM A TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓTICA - CASO CLÍNICO. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 41(2), 59. https://doi.org/10.48560/rspo.10387

Edição

Secção

Comunicações Curtas e Imagens em Oftalmologia