Ophthalmic Manifestations in Down’s syndrome

Autores

  • Joana Catarina Oliveira Sousa Médica

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.18130

Resumo

Objetivos: Rever as manifestações oftalmológicas clinicamente significativas nos indivíduos com Síndrome de Down.

Material e Métodos: Revisão clássica da literatura em diferentes bases de dados científicas, utilizando as palavras MeSH "Síndrome Down", "Síndrome de Down", "manifestações oculares", "manifestações oftalmológicas", "trissomia 21". Os artigos foram selecionados nas línguas Inglesa e Portuguesa, publicados desde o ano 2000.

Resultados: As patologias oftalmológicas são extraordinariamente prevalentes nos indivíduos com Síndrome de Down. A caraterística ocular mais consistente é a presença de uma dobra epicântica proeminente. Em crianças, os achados oculares predominantes são os erros de refração, sendo a hipermetropia e o astigmatismo os mais comuns; e o estrabismo, principalmente na forma de esotropias. Para os adultos, as cataratas são a principal causa de patologia oftalmológica. A blefarite e a conjuntivite também são condições muito comuns nestes pacientes. Queratocone e Manchas de Brushfield foram descritas como sendo frequentes nesta população; no entanto, não parecem ser tão comuns quanto relatados em estudos mais antigos.

Conclusões: Indivíduos com Síndrome de Down têm maior risco de deficiência visual, portanto a avaliação oftalmológica deve ser incluída na sua avaliação médica de rotina. Um atraso no diagnóstico e tratamento destas patologias pode levar à deficiência visual e afetar adversamente a sua qualidade de vida. Assim sendo, a deteção precoce deve ser enfatizada junto dos Médicos de Família e dos Pediatras, para melhorar os resultados do desenvolvimento e funcionais das crianças e adultos com Síndrome de Down.

 

Palavras-chave: Síndrome de Down, patologia oftalmológica, qualidade de vida, deteção precoce

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-04

Como Citar

Sousa, J. C. O. (2020). Ophthalmic Manifestations in Down’s syndrome. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 43(4). https://doi.org/10.48560/rspo.18130

Edição

Secção

Artigos de Revisão