BURACO MACULAR IDIOPÁTICO: RESULTADOS ANATÓMICOS E FUNCIONAIS A 12 MESES DAS DIFERENTES TÉCNICAS CIRÚRGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.19614

Resumo

Introdução: O buraco macular idiopático (BMi) é uma patologia da interface vitreorretiniana cujo tratamento é cirúrgico através de vitrectomia via pars plana (VPP). As técnicas mais conhecidas incluem a pelagem da membrana limitante interna (pMLI), o flap invertido (FI) e o transplante de membrana limitante interna (txMLI). Ainda não existem evidências suficientes sobre o efeito destas técnicas na recuperação das camadas externas da retina.

Objetivos: Comparar os resultados das diferentes técnicas cirúrgicas e avaliar a taxa de recuperação das camadas externas da retina no pós-operatório.

Métodos: Estudo coorte retrospetivo em doentes com BMi submetidos a VPP entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018, no Hospital de Braga. Os parâmetros avaliados incluíram a melhor acuidade visual corrigida (MAVC), tamanho do BM (TBM), presença de membrana epirretiniana (MER), tempo de espera cirúrgico (TeC) e o sucesso cirúrgico anatómico (SC). Foram analisadas as taxas de recuperação das bandas externas da retina: camada nuclear externa, membrana limitante externa, zona elipsóide e de interdigitação.

Resultados: Foram analisados 59 olhos, 42 (79,2%) do sexo feminino e idade média de 67,3±10,9 anos. O maior SC verificou-se no FI (93,5%). O ganho de MAVC foi superior na pMLI (p<0.001). A presença de MER, o TBM e o TeC não foram determinantes na escolha da técnica cirúrgica e no SC. Observaram-se ganhos progressivos das camadas externas da retina, sem diferenças significativas entre os períodos de seguimento.

Conclusão: A VPP é anatómica e funcionalmente benéfica no BMi. O FI obteve maior taxa de SC, no entanto a pMLI permitiu maior ganho funcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-24

Como Citar

PINTO, C., NOVERSA, R., FERNANDES, T., MENDONÇA, L., SANTOS, G. C., GENTIL, R., GOMES, N., & SOUSA, K. (2020). BURACO MACULAR IDIOPÁTICO: RESULTADOS ANATÓMICOS E FUNCIONAIS A 12 MESES DAS DIFERENTES TÉCNICAS CIRÚRGICAS. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 44(3). https://doi.org/10.48560/rspo.19614

Edição

Secção

Artigos Originais