FOLLOW-UP OF A FULL-THICKNESS MACULAR FOLD FOLLOWING VITRECTOMY FOR RHEGMATOGENOUS RETINAL DETACHMENT

Autores

  • Ana Rita Carreira Hospital Garcia de Orta
  • Tomás Loureiro
  • Diogo Lopes
  • Filipe Moraes
  • João Cardoso
  • Nuno Campos

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.20465

Resumo

Objetivos: As pregas retinianas (PR) constituem uma complicação subestimada da cirurgia de descolamento de retina regmatogénico (DRR). O nosso objetivo foi descrever um caso de resolução espontânea de uma PR de espessura completa secundária a uma vitrectomia via pars plana (VVPP) não complicada com tamponamento intraocular com gás por DRR superior.

 

Materiais e Métodos: Caso clínico.

 

Resultados: Um homem de 61 anos foi submetido a uma VVPP com tamponamento intraocular com SF6 por um DRR superior com mácula-on com hemovítreo no olho esquerdo. No final da cirurgia, a retina estava aplicada com uma quantidade residual de líquido subretiniano. O paciente assumiu o posicionamento de decúbito ventral imediatamente após a cirurgia, seguido de decúbito lateral direito dentro de algumas horas. Uma semana depois, a retina mantinha-se aplicada, contudo tinha-se desenvolvido uma PR de espessura completa discretamente sintomática com envolvimento foveal confirmado por tomografia de coerência ótica (OCT). Adotou-se uma abordagem conservadora, com melhoria funcional e anatómica espontânea progressiva. Dois meses após a cirurgia, detetava-se apenas uma PR residual na fundoscopia, e o OCT e autofluorescência não apresentavam alterações foveais. O doente apresentava-se assintomático e com melhor acuidade visual corrigida de 20/25.

 

Conclusões: PR de espessura completa podem ocorrer mesmo após cirurgia de DRR com mácula-on. O nosso caso clínico demonstrou que estas podem ter uma regressão espontânea com recuperação functional completa, em concordância com outras publicações neste âmbito. Assim, a abordagem conservadora pode estar indicada mesmo em PR de espessura completa em casos pouco sintomáticos e com uma função visual razoável.

 

Palavras-chave: cirurgia de descolamento de retina, líquido subretiniano residual, prega retiniana, prega foveal de espessura completa, tamponamento intraocular com gás

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Carreira, A. R., Loureiro, T., Lopes, D., Moraes, F., Cardoso, J., & Campos, N. (2020). FOLLOW-UP OF A FULL-THICKNESS MACULAR FOLD FOLLOWING VITRECTOMY FOR RHEGMATOGENOUS RETINAL DETACHMENT. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 44(4). https://doi.org/10.48560/rspo.20465

Edição

Secção

Comunicações Curtas e Imagens em Oftalmologia