A Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas para as Questões de Género e o seu Impacto na Academia Militar Portuguesa

Autores

  • Andreia Alves Exército Português
  • Artur Saraiva Exército Português

Palavras-chave:

Academia Militar Portuguesa, Género, Integração da Perspetiva de Género, RCSNU 1325, Cultura Organizacional

Resumo

O desafio que atualmente se coloca às instituições militares reside na consciencialização e na formação de base dos seus quadros, em particular, os da Academia Militar portuguesa (AM), pois assume um papel catalisador para educar os futuros Oficiais e líderes militares. Recorrendo a focus group, inquérito por entrevista e a inquérito por questionário, a presente investigação pretende trazer a perspetiva de género para a área do ensino, procurando entender de que forma as políticas no âmbito da agenda “Mulheres, Paz e Segurança” têm exercido influência na cultura organizacional da AM, bem como entender os aspetos que dificultam ou facilitam a integração das militares femininas nesta instituição. Apesar de as cadetes femininas serem aceites pelos seus pares masculinos e de formalmente não existirem divisões de papéis entre géneros, os resultados obtidos revelam que os estereótipos de género provenientes da construção social determinados pelas características biológicas continuam a ser evidenciados no dia-a-dia e constituem um obstáculo à sua plena integração.

Biografias Autor

Andreia Alves, Exército Português

Alferes de Administração Militar do Exército Português. Mestre em Administração Militar pela Academia
Militar

Artur Saraiva, Exército Português

Tenente-Coronel de Administração Militar do Exército Português. Doutorado em Ciências Empresariais pela Universidade do Minho. Docente e Coordenador Científico do Ciclo de Estudos de Administração na Academia Militar.

Downloads

Publicado

2023-03-29