Lições Aprendidas pelas Forças Armadas Brasileiras nas Tarefas de Apoio às Políticas Estatais no Combate à Pandemia do COVID-19

Autores

  • Ricardo Freire Doutorado em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Coronel da Reserva do Exército e Assessor do Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra (Rio de Janeiro). Coordenador Académico da Escola Superior de Guerra junto à Associação de Colégios de Defesa Ibero-Americanos. Coordenador Académico e Pesquisador da Escola Superior de Guerra junto ao Laboratório de Políticas de Defesa e Segurança Pública.

Palavras-chave:

Defesa, Forças Armadas-Brasil, Pandemia, COVID-19, Lições aprendidas

Resumo

O objeto deste texto é o emprego das Forças Armadas brasileiras em apoio aos entes estatais durante a pandemia do COVID-19. Seu objetivo é apresentar a síntese das experiências colhidas por elas no enfrentamento da crise. Esta pesquisa instruiu a participação da Escola Superior de Guerra na XXIII Conferência de Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos e deu continuidade à investigação desenvolvida desde o início do flagelo. O trabalho possui viés analítico e utiliza critérios qualitativos na avaliação de relatórios do Ministério da Defesa e das Forças Singulares nacionais. Também, se vale de fontes especializadas sobre o assunto. O conteúdo se desenvolve com prolegômenos sobre o tema, apresenta um rol de aprendizados auferidos pelos militares durante o apoio às políticas estatais de combate à pandemia e se encerra com conclusões da análise procedida, sintetizando os principais ensinamentos aplicáveis no seio da sociedade brasileira e noutros contextos.

Downloads

Publicado

2024-04-15

Edição

Secção

Extra dossiê