Tecnologias Emergentes e Segurança e Defesa

os Metamateriais no Contexto Português

Autores

  • Maria João M. Martins Licenciada e Doutorada em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, onde foi docente até 2012, atualmente é professora na Academia Militar. Foi Professora convidada nas Universidades de Karlsruhe, Alemanha, e na Université de Rennes I, em França. Foi Expert-evaluator da Comissão Europeia no 5.º e 6.º Programas-quadro, nos Programas IST, GROWTH e Marie-Curie. É especialista no domínio da radiação e meios complexos onde tem sido autora de vários artigos.
  • Fernando José Vicente Freire Coronel do Exército (reserva). Investigador não residente do IDN. Investigador do IUM. Docente da Academia Militar e ISCEM. Mestre em Gestão da Informação nas Organizações.

Resumo

As futuras aplicações dos metamateriais, uma tecnologia emergente, permitem antever grande impacto na segurança e defesa e também na economia. Portugal, se tiver uma orientação estratégica, poderá também colher os seus benefícios. Os metamateriais são materiais fabricados pelo homem que têm uma característica impossível de encontrar em materiais que ocorrem na natureza, i.e., apresentam um índice de refração negativo, permitindo aplicações inovadoras como a construção de superlentes com resoluções da ordem dos nanómetros e a possibilidade de fabricar “mantos de invisibilidade”, tornando objetos invisíveis ao radar e possivelmente também na banda do visível. As pesquisas científicas relacionadas com os metamateriais têm merecido atenção e investimento de governos e empresas de países mais desenvolvidos dadas as incríveis tecnologias que permitem viabilizar. Além dos mantos de invisibilidade que potenciam inúmeras capacidades ao “mundo da defesa”, estas permitem, entre outras, o desenvolvimento de sensores com enorme sensibilidade, antenas mais diretivas e com menor dimensão e células fotovoltaicas mais eficientes. Esta tecnologia levanta questões à volta de segurança e defesa quanto ao seu potencial e emprego.

Downloads

Publicado

2024-10-03

Edição

Secção

Extra dossiê