Jogos de Guerra

o Uso da Estratégia Militar na Competição Empresarial

Autores

  • José Pedro Teixeira Fernandes Licenciado em Direito pela Universidade Católica, Mestre em Estudos Europeus, Doutor em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Auditor do Curso de Defesa Nacional em 2003. Professor Coordenador do Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (ISCET) e Professor Auxiliar da Universidade Lusófona do Porto.

Resumo

O principal objetivo deste artigo é investigar as relações e influência da estratégia militar sobre a estratégia empresarial. As questões a que vamos procurar responder são as seguintes: (1) Como é usada a estratégia militar na competição pelo domínio ou sobrevivência no mercado? (2) A transposição de conceitos e ideias da estratégia militar para a estratégia empresarial é aceitável do ponto de vista científico e das consequências éticas e sociais, ou deve merecer reparos críticos? A abordagem começa por uma apresentação simplificada e seletiva de alguns dos principais nomes da estratégia militar clássica. Em seguida, é analisado o campo da estratégia empresarial e as suas escolas, com vista a detetar aquelas onde se faz sentir mais a influência da estratégia militar. Finalmente, são ainda discutidas a validade científica das transposições do militar para o empresarial, bem como as consequências éticas e sociais negativas que podem resultar de levar a competição no mercado ao extremo, transformando-a numa paixão nociva. de se faz sentir mais a inflnflito”

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Publicado

2024-10-20

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Artigos