TUBERCULOSE OCULAR: A IMPORTÂNCIA DA CORTICOTERAPIA SISTÉMICA – CASO CLÍNICO

Autores

  • Irina Ramos Gomes Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto
  • Vanda Mesquita Nogueira Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto

DOI:

https://doi.org/10.48560/rspo.10721

Palavras-chave:

Tuberculose sistémica, tuberculose ocular, uveíte, terapêutica antibacilar, corticoterapia sistémica

Resumo

Objetivos: Relato de caso clínico de um doente com diagnóstico prévio de tuberculose e panuveíte no olho esquerdo (OE) e neurorretinite bilateral.

Material e Métodos: Homem, 40 anos, origem africana, diagnóstico de tuberculose hepática e ganglionar sob tratamento com antibacilares há 3 meses com remissão completa da sintomatologia sistémica. Observado pela primeira vez com história de hiperémia conjuntival bilateral e diminuição da AV com metamorfopsias OE com 4 meses de evolução. À observação, MAVC OD: 10/10 e MAVC OE: 8/10; uveíte anterior granulomatosa OE com precipitados endoteliais, câmara anterior com flare e células 3+, nódulos de Koeppe e Busacca e sinéquia posterior; edema do disco ótico bilateral, vitrite e edema macular OE e lesões coroideias nos quadrantes inferiores ODE. Iniciou tratamento com corticosteróide e midriático/cicloplégico tópicos.

Resultados: Uma semana depois, a MAVC OE melhorou para 10/10, com melhoria da inflamação no segmento anterior e remissão completa dos nódulos iridianos. A RM-CE excluiu lesão do sistema nervoso central e a perimetria estática computadorizada não revelou alterações ODE. A angiografia fluoresceínica mostrou difusão de contraste macular OE e difusão do disco ótico ODE. A tomografia de coerência ótica (OCT) confirmou edema macular OE. A angiografia com verde de indocianina revelou áreas com inflamação coroideia. Iniciou-se corticoterapia oral com remissão completa da inflamação do segmento posterior e do nervo ótico.

Conclusões: Apesar da resposta sistémica completa com o tratamento antibacilar, a remissão da inflamação ocular só foi alcançada após implementação de corticoterapia sistémica, destacando a sua importância na terapêutica da tuberculose ocular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Como Citar

Gomes, I. R., & Nogueira, V. M. (2017). TUBERCULOSE OCULAR: A IMPORTÂNCIA DA CORTICOTERAPIA SISTÉMICA – CASO CLÍNICO. Revista Sociedade Portuguesa De Oftalmologia, 41(2), 65. https://doi.org/10.48560/rspo.10721

Edição

Secção

Comunicações Curtas e Imagens em Oftalmologia