Estudo da Superfície Ocular na Síndrome de Sjögren Primário – Novas Perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.48560/rspo.15198Resumo
Intrudução: O diagnóstico de Síndrome de Sjögren’s Primário (SSp) é, por vezes, desafiador, atendendo à variabilidade da sintomatologia e do cumprimento dos critérios diagnósticos. Este estudo tem como objectivo a avaliação do menisco do lacrimal (ML) e plexo do nervoso sub-basal da córnea (PNSB) na SSp.
Materais e Métodos: Estudo transversal de 50 doentes com SSp e 20 controlos saudáveis. Foram realizados o teste de Schirmer I, BUT e coloração corneana com fluoresceína como avaliação convencional de síndrome de olho seco. O ML foi analisado quanto à altura e área, através da tomografia de coerência óptica de segmento anterior (OCT-SA); e o PNSB da córnea foi avaliado por Microscopia Confocal in vivo (MCIV), com estudo da densidade, comprimento e tortuosidade nervosa. A análise estatísticas foi conduzida IBM-SPSS Statistics 25.0.
Resultados: A altura do ML revelou-se significativamente menor nos doentes com SSp comparativamente ao grupo controle. O PNSB da córnea revelou uma densidade e comprimento significativamente menores e tortuosidade significativamente maior nos doente com SSp comparativamente ao grupo controle (p <0,001).
Conclusão: O OCT-SA e a MCIV podem ser úteis na avaliação da disfunção da unidade funcional lacrimal na SSp, complementando a metodologia convencional utilizada na avaliação da síndrome de olho seco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Não se esqueça de fazer o download do ficheiro da Declaração de Responsabilidade Autoral e Autorização para Publicação e de Conflito de Interesses
O artigo apenas poderá ser submetido com esse dois documentos.
Para obter o ficheiro da Declaração de Responsabilidade Autoral, clique aqui
Para obter o ficheiro de Conflito de Interesses, clique aqui